domingo, 10 de abril de 2011

BENJAMIN PEPPE - Ele gosta de surf, skate e garotas, ele é meu amigo...

Olá.
Hoje, vou falar de mais um personagem de HQ nacional.

Da mais recente leva de gibis que adquiri da prestigiosa editora Júpiter 2, do teimoso José Salles, falarei hoje de BENJAMIN PEPPE.

O personagem foi criado por Paulo Miguel dos Anjos, ou simplesmente Anjos, como ele assina, em 1973. Mas o personagem começou a ser publicado em tempos recentes, na cena alternativa brasileira. Com o tempo, a notoriedade de BENJAMIN PEPPE aumentou, e suas tiras foram veiculadas em diversos jornais-fanzines e revistas alternativas da Europa e da América Latina.



Olhando pela primeira vez o personagem, a princípio não achamos o trabalho de Anjos um primor, por causa das limitações que o traço dele aparenta - ou, em outras palavras, o traço é tosco. Mas é o que dá a BENJAMIN PEPPE uma característica própria. Isso se deve ao fato de o traço de Anjos, que cursou Artes Plásticas, Pintura a Óleo e Aquarela, ter sido influenciado pelo trabalho do pintor espanhol e cubista Pablo Picasso.

BENJAMIN PEPPE alia, em suas histórias, a vida adolescente, ecologia e esportes. A princípio, os personagens seguiam o estilo hippie, porém, à medida que a série evoluía, o traço foi modernizando, e os temas passaram a ser atuais - mas sempre priorizando o lado positivo da vida, com muito esporte e lazer. E com a ingenuidade característica da juventude que ainda não encontrou seu rumo, mas que aproveita seu tempo de forma saudável.

Bem. BENJAMIN PEPPE é um rapaz boa-praça, que adora quatro coisas na vida: surfar, andar de skate, jogar bola e paquerar - não necessariamente nessa ordem. Em todas as suas histórias e tiras, ele está fazendo uma das quatro coisas com seus amigos. Ele mora com sua tia, a jovial Lily.

Também fazem parte, entre outros personagens, da turma do Benjamin Peppe, a quase namorada, Diana, apaixonada pelo garotão; o grande amigo e companheiro de esportes, o barbudo e meio hippie Luís; os também parceiros Romeu e Herman; e os rivais, os pitboys Badbad e Maumau, que sempre tentam vencer Benjamin e Luís nas modalidades esportivas - às vezes, na base da trapaça.

Benjamin está sempre disputando campeonatos de esportes com bola, skate e surf, e quase sempre ganha (detalhe interessante é que, mesmo quando ele está surfando, ele está sempre usando suas características roupas - um macacão vermelho, um gorro e chinelos). Embora ele não seja exatamente um rapaz bem comportado e exemplar, pois ele tem alguns "deslizes" de conduta, Benjamin é um personagem cativante, e um bom exemplo às crianças: ele aproveita seu tempo praticando esportes, é ligado em ecologia (a praia onde ele mora é tão limpa que até flores nascem lá - uma utopia) e acredita no jogo limpo. Tudo bem que as historinhas escritas e desenhadas por Anjos não são um primor em HQ, porém ele consegue cativar a juventude com seu jeito simplório, e provando que nem sempre é necessário desenhar bem para se fazer uma boa história em quadrinhos.

Bem. Pela editora SM - Júpiter 2, saíram duas revistas-fanzine do personagem. Recentemente, foi lançado um terceiro número, mas editado pelo próprio Anjos. Conheça agora as edições:
BENJAMIN PEPPE 1
Lançado em outubro de 2007, quando a editora ainda se chamava SM editora.

Histórias completas e tiras do personagem. As histórias em quadrinhos são desenhadas no formato tira, cujo conjunto forma a sequência completa. As cinco histórias são: Desencontro, na qual o personagem é constantementew atropelado pelos amigos; Um amor de louco, na qual uma estranha garota aborda o herói, se dizendo sua fã; Uma prancha de surf muito especial, onde Benjamin, ao ter sua prancha acidentalmente quebrada por Luís, encontra uma solução para participar do campeonato de surf da prainha; Férias na Bahia, onde Benjamin e seus amigos visitam a cidade de Salvador; e Feliz Aniversário, na qual os amigos do herói o distraem, enquanto tia Lily prepara uma festa-surpresa para ele. Completa a edição tiras do personagem. Capa de Anjos com cores de Fábio Turbay.
BENJAMIN PEPPE 2
Lançado em junho de 2010.

Nesta edição, só histórias longas do personagem. São cinco historinhas: Menino de Praia, onde Benjamin acolhe um menino carente, com a promessa de ensiná-lo a surfar - depois que o menino tenta roubar sua prancha; O Empate, onde vemos uma disputada partida de futebol de praia que termina de modo cômico; Descontrole-Remoto, onde Badbad e Maumau usam de um expediente sujo para vencer um campeonato de skate - mas esse esquema acaba desmontado por Benjamin; A final do campeonato de vôlei de praia, uma emocionante disputa entre Benjamin e Luís contra Badbad e Maumau; e Amistoso de basquete, trazendo mais uma disputa entre Benjamin e Luís contra Badbad e Maumau - valendo um corte de cabelo para o time perdedor! Completa a edição uma historinha produzida por Laerçon José Santos, que faz seus personagens, os Paraibanos do Subúrbio, encontrarem Benjamin Peppe. Capa de Anjos, com cores de Dennis Oliveira.


Para adquirir esses dois exemplares, escrevam para José Salles: smeditora@yahoo.com.br. E visitem o blog da editora Júpiter 2: http://jupiter2hq.blogspot.com/. Cada um ao preço de R$ 3,00!

Para encerrar, mais um triplex de Bitifrendis. Depois de um período de incertezas, estou voltando a produzir os personagens. É, o verão praticamente terminou, mas não para meus personagens.
Até mais!

Um comentário:

Diva Rubia Ungari disse...

Rafael,

Foi uma surpresa muito agradável encontrar em seu blog comentários sobre o personagem Benjamin Peppe, do cartunista Anjos. Como você mesmo resaltou o Benjamin Peppe está há um longo tempo "na estrada" e fiquei feliz pela sua divulgação.
Como fã do trabalho do Anjos, receba o meu abraço com votos de sucessos.