domingo, 3 de setembro de 2017

Estúdio Rafelipe - 9 anos!

Olá.
Hoje é dia de celebração no internet. Pelo menos, celebração de parte deste que vos escreve.
O blog Estúdio Rafelipe está completando 9 anos no ar! (cliquem aí em "mais", quem está acessando o blog pelo PC, que eu tenho mais para dizer...)


Foi em 3 de setembro de 2008 que Rafael Grasel, recém-formado em História pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria - RS), que a recém voltara a residir em sua terra natal, Vacaria, RS, que faz pouco tempo ganhou um computador e sua própria conexão com a internet, e ainda exercendo a função de cartunista amador, resolveu colocar no ar o seu "Blog Informativo, Cultural e Artístico"! Esse foi o objetivo do blog desde o início: levar ao distinto público que gosta de gastar algum tempo lendo textos nas telas do computador e dos portáteis, tablets e smartphones, cultura, informação onde a princípio ela não existia, e desenhos de próprio punho do autor.
O tempo foi passando, e o autor do blog, que faz tudo sozinho, e não raro correndo contra o tempo, aprendeu a ser mais imparcial em seus textos, a respeitar mais o leitor, a se preocupar apenas com a parte informativa, sem oferecer opiniões prontas e, não raro, raivosas. Rafael Grasel evita se tornar um vulgar e perigoso troll de internet, como vemos há algum tempo. Ele se preocupa com seu público, ele também lê blogs, e sabe que ele deve estar cansado de política, opiniões prontas (restando ao público concordar ou discordar) e de se sentir imbecil diante de blogueiros que se acham donos da verdade, e pensam que o leitor é imbecil ("eu sei de toda a verdade dos fatos, eu descobri antes de todo mundo, e vou agora dividir com esse povo que é muito negligente, não valoriza nada de nosso país, vive alienado, manipulado pelos espertalhões do Governo, deviam estar na rua protestando em vez de estarem lendo este blog, etc."). Não: como professor de História, com vivência na Rede Pública de Ensino, e atualmente funcionário no Museu Municipal de Vacaria, RS, Rafael Grasel sabe que o público não gosta de ser maltratado quando lê seu blog.
Seu preceito, desde algum tempo dentro desses 9 anos, passou a ser a imparcialidade, a escrever sem desdenhar do leitor. Quando trago alguma informação a respeito de livros, revistas, filmes, etc., Rafael Grasel faz muitas pesquisas antes, procura trazer a maior quantidade possível de informação. Se não fazia isso antes, faz agora. 9 anos foram um longo aprendizado para aprender como se deve oferecer informação de qualidade. Quié, ainda duvida?
Bem. De todo modo, o Estúdio Rafelipe chega aos seus 9 anos de existência muito mais pela teimosia de seu autor que pela resposta do público. Apenas, parafraseando Eduardo Galeano, um texto em uma garrafa lacrada e jogada no oceano, na esperança de que alguém encontre e leia. Rafael Grasel não se tornou famoso, ainda, por causa deste blog. Mas não é por falta de esforço e de propaganda... Mas um feedback, positivo ou negativo, não faz mal a ninguém. Custa dar uma opinião a respeito de como o autor está escrevendo e desenhando?! Assim, seu autor se sente menos popular que o Michel Temer... Mas enquanto o atual presidente se fortalece a cada crítica negativa que publicam a seu respeito, em texto ou charge, Rafael Grasel é impopular simplesmente pelo silêncio e omissão do público, que parece estar mais interessado em promover a revolução social no Brasil, sentados na frente de suas telas, do que em ler livros e gibis... snif. O que será que foi feito de errado?!
Bão: para marcar o aniversário do Estúdio Rafelipe, como é tradição anual em todos os blogs da Rede Rafelipe - onde se incluem ainda os blogs da Letícia, dos Bitifrendis e do Teixeirão - o seu logotipo, ou ilustração de cabeçalho, é alterado. Para este ano, resolvi fazer uma ilustração parodiando o célebre quadro da Última Ceia, de Leonardo da Vinci, com o autor no centro, e seus personagens em redor. Incluso aí os membros mais recentes da Família: O Açougueiro e Macário.
O que acharam?
E agora, relembrem aqui, nesta galeria, os logotipos anteriores, ano a ano!
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
E continuem conosco! Se o Grande Programador do Universo permitir, cumpriremos afinal 10 anos de atividade... e além!
Obrigado a todos que prestigiaram este blog até agora! E não são muitos que conheço que conseguem manter um blog funcionando, postando pelo menos mensalmente, sem parar, há 9 anos ou mais - muitos blogueiros excelentes que conheci pararam de publicar depois de 6 ou 7 anos de atividade, algo compreensível quando eles precisam assumir outros compromissos ou atividades que os impeçam de ter algum tempo diante do computador para se dedicar a um diário eletrônico. Mas nem por hobby?! Ou será que é a ascensão e apogeu do "youtubismo" que está atrapalhando?
Mas o Estúdio Rafelipe e os outros blogs da Rede Rafelipe continuarão! Enquanto seu autor puder pagar por papel, lápis, canetas, scanner, manutenção do computador, internet e energia elétrica, a Rede Rafelipe continuará funcionando, sem interrupções. E queira o Grande Programador do Universo que este blog não acabe hackeado, contaminado por malwares ou que o Google não resolva promover alguma loucura que impeça os blogs de continuarem funcionando... afinal, ninguém merece ter perdido 10 anos de sua vida em um segundo!
E fiquem com a gente! Teremos novidades para este ano que segue!
Até mais!

Um comentário:

Fabrício disse...

Rafael, tu já sabe que adoro o blog. É muito massa ser tratado como um "distinto leitor"
O elogio, dessa vez, é para o excepcional cabeçalho. O Despoluente é o Judas. hahaha.
Tu ficou muito elegante de colete!