segunda-feira, 26 de junho de 2017

O que estou fazendo para recuperar o ritmo do blog...

Olá.
Nos últimos tempos, estive envolvido com muitas coisas. Tanto com um monumental trabalho, que consumiu-me cinco desesperadores meses, quanto com uma crise financeira. A parte do "monumental trabalho", o qual darei detalhes em breve, já está superado. A crise financeira, não. Mas isso é um detalhe o qual não preciso me aprofundar agora.
Para retomar o ritmo do blog, estou publicando aqui "qualquer coisinha". Quer dizer: não qualquer coisinha: é um anúncio e algumas fotos.


O anúncio: recentemente, resolvi atualizar o meu Twitter. Havia parado de atualizar esta rede social fazia cerca de dois, três anos. Embora meu Twitter ainda existisse, havia tempos não recebia novas postagens. Havia deixado o Twitter meio de lado para priorizar minha conta no Facebook.
Bem: faz quase dois meses que o Twitter meu está recebendo atualizações. Ali, estou publicando as tiras de meus personagens, Letícia, Bitifrendis e Teixeirão, desde o início, no meu traço de iniciante, e quase diariamente. Agora que descobri que no Twitter era possível postar imagens...
Bem, fui motivado a atualizar o Twitter quando alguns amigos virtuais meus, cansados da enxurrada de loucuras políticas e sociais do Facebook, ameaçaram abandoná-lo e ficar só com o Twitter; para não perder contato com eles, resolvi atualizar o meu.
Assim vai: confiram o que já postei até agora em https://twitter.com/rafaelgrasel.
Só para deixar avisado.
Agora, as fotos.
Como estive atrasado com minhas tiras, por conta do "monumental trabalho", me vi obrigado a publicar, nos blogs de meus personagens, fotos de rascunhos de tiras de meus personagens - rascunhos de tiras não aproveitadas em arcos dos personagens, que ainda mantenho em arquivo.
Faz parte do processo de um desenhista de tiras: rascunhar e às vezes descartar ideias, ainda que elas já tenham sido transpostas para o papel, à espera da arte-final. Bem, estas páginas não foram jogadas fora: fotografei e disponibilizei, para dar uma ideia, aos meus 17 leitores, de como é o processo de elaboração das tiras que produzo.
E agora, no Estúdio Rafelipe, estão disponibilizadas as fotos dos rascunhos de tiras de meus personagens. Confiram aí: uma do Teixeirão (https://naestanciadoteixeirao.blogspot.com.br/)...

...duas dos Bitifrendis (https://bitifrendisblog.blogspot.com.br/)...

...e cinco de Letícia (https://leticiaquadrinhos.blogspot.com.br/).

Eis os segredos:
1) Eu sempre produzo duas tiras em uma folha. Elas são escaneadas em separado;
2) Costumo arte-finalizar diretamente sobre o rascunho;
3) O texto é produzido conjuntamente aos desenhos, praticamente ficando a metade superior das tiras para os textos, e a inferior para os desenhos, salvo exceções;
4) As letras são feitas à mão, arte-finalizadas junto com o desenho;
5) Somente as tiras de Letícia possuem acabamento artesanal, totalmente feitas à mão; as dos Bitifrendis e do Teixeirão recebem cores e acabamento no computador. Mas as letras são feitas à mão.
É assim que funciona. Pode ser que eu seja criticado, que, em algum momento do processo, digam que eu estou fazendo tudo errado. Mas só para mostrar que não sou qualquer artista... Que eu tenho meu próprio sistema de regras.

Bem,era isso. Em breve, estarei retomando, também, as páginas de "O Açougueiro", minha HQ folhetinesca; porém, o meu folhetim ilustrado, "Macário", continuará, aos domingos, quinzenalmente. E, em breve, teremos novas resenhas de livros, filmes, desenhos, quadrinhos e outras mídias.
O Estúdio Rafelipe, e os outros blogs da Rede Rafelipe, continuarão, enquanto seu editor puder pagar por papel, lápis, caneta e internet. Continuará sendo um blog informativo, cultural e artístico. E não decepcionará seus 17 leitores. Apesar da crise, a Rede Rafelipe continuará ativa.
Tantos blogs interessantes pararam quando veio a crise. Porém, a Rede Rafelipe é mais que um hobby de um desenhista amador: é uma razão para continuar pensando e existindo, na expressão de Descartes.
Aguardem novidades.
Até mais!

Nenhum comentário: