sábado, 3 de setembro de 2016

Estúdio Rafelipe 8 anos!

Olá.
Hoje é dia de celebração na Rede Rafelipe.
O Estúdio Rafelipe, primogênito e principal blog da rede, canal que visa a divulgação e o fomento da cultura de qualidade em um mundo cada dia mais neurótico, mergulhado em terrorismo, poluição, (des)política e Pokemón Go, enfim, o Estúdio Rafelipe está completando oito anos no ar!


Este blog e sua política se mantiveram, esse tempo todo, em parte graças à teimosia de seu autor; e em parte pelo prestígio dos leitores. O Estúdio Rafelipe manteve, e manterá, a política de criar informações onde não havia, divulgar o que vale a pena ser divulgado (mesmo que impróprio para menores) e se manter neutro diante da dialética nacional e internacional, sem tomar parte de nada, sem entregar opiniões prontas aos leitores, estimular que eles pensem por si mesmos. Pode ser que eu tenha feito, em algum momento, o contrário do que disse aqui, mas posso me retratar; se essa não era a política, agora será: apartidarismo. Desde o início da trajetória desse blog, eu acertei e errei muito, e aprendi muito, e guardei essas lições; e irei aplicá-las. Enfim, espero que tenham me entendido.
E hei de manter a política de não tomar partido, em minhas resenhas e textos, para se contrapor ao mundo que cada dia mais adota o prisma maniqueísta - um lado "bom", outro "mau". Mas qual é o lado "bom", e qual é o "mau"? Enquanto isso não ficar claro, não fico em posição alguma. O meu partido fica sendo... o mundo. A educação. A cultura. A arte saudável e anti-macunaímica. A busca apenas pelo aceitável.
Já faz algum tempo que ando resenhando livros, filmes e mídias de outras épocas, evocando outras épocas. E isso se reflete no novo logotipo. Para marcar a passagem dos anos no blog, costumo mudar o logotipo, e, para o período 2016 - 2017, pensei em um logotipo que procurasse imitar o estilo das fotografias do início do século XX, em preto-e-branco, posadas; onde a regra era a maior quantidade de pele coberta possível, e os costumes eram outros. Vejam meus personagens, retratados como se tivessem vivido no início do século XX... ou pelo menos foi isso que eu tentei fazer. A falha, mesmo, pode ser na caligrafia, que fica longe do estilo das letras feitas a mão na publicidade do século XX. Ah, dane-se. E aí, como ficou? Podem comentar.
E, como acontece todo ano, relembrem agora os logotipos anteriores! O de 2008...
...2009...
...2010...
...2011...
...2012...
...2013...
...2014...
...e 2015.
Podem ver que o novo logotipo, desta vez, não é colorido como os anteriores. Mas nada a ver com o clima de pessimismo que reina atualmente...
Continuem conosco! Visitem também os outros blogs da Rede Rafelipe: o Blog da Letícia, o Blog dos Bitifrendis e o Blog do Teixeirão!
Obrigado a todos que nos prestigiaram até o presente momento! E aguardem novidades!
Até mais!

Nenhum comentário: