quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Mais blogs - "by the more heavy to the more light"

Olá.
Hoje, só para espairecer das atualidades, das idas ao passado, e de tudo o mais, vou recomendar aos meus 17 leitores alguns blogs descobertos recentemente, através do Facebook. Todos de quadrinhos. Quase todos de humor negro, mas aparentemente quem os produz é gente boa.
Então, vamos lá. Do mais "pesado" ao mais "leve" (é isso que significa o título acima - escrevi certo o inglês?), em ordem de descoberta...


O primeiro anda meio desatualizado, mas ainda funciona: é o blog do Plínio Leo Sene, de Taubaté, SP. Este blog é de quadrinhos para quem tem estômago forte. O traço de Plínio Leo é leve e caricatural, beirando o infantil, mas os temas que ele trata em algumas histórias longas são pesados, tabus, sangrentos, daqueles que a sociedade não consegue falar naturalmente - humor negro no melhor sentido da palavra. Também há tiras de humor menos sangrento, mas não menos ácido. Tens o estômago forte o necessário, amigo leitor? Então o endereço é https://plinioleo.wordpress.com/.
O segundo é menos sórdido, e um pouco mais "difícil", a começar pelo nome: Asmopleon Danteredun, do desenhista Andy Corsant - apesar do nome estrangeiro, ele é brasileiro, e, pelo que consegui apurar, reside em Santa Catarina. Seu traço é mais trabalhado, e ele mantém algumas séries de personagens. Mas não esperem um humor "fácil" - seus quadrinhos são mais transcedentais, como quem vê o mundo em tons de cinza, sob o céu sempre nublado. Para ler e refletir. Esse rapaz é promissor! https://andycorsant.blogspot.com.br/.
Por fim, um humor mais "levezinho" para terminar bem o dia: eis aqui o Thiago Caricartum, mantido pelo desenhista Thiago Tavares - não consegui descobrir de onde ele é. Ele segue a definição que deu para o próprio trabalho - tiras cartunescas, humor atemporal, em traço caricato. Aparentemente, seu blog começou há pouco, mas as amostras de trabalho que já estão no ar são respeitáveis. E, até agora, ele tem investido em um humor menos "irritável" que o de seus congêneres. Para terminar bem o dia: https://thiagocaricartum.blogspot.com.br/.
Querem propagandear seu blog? Querem achar ao menos uma referência ao trabalho que vocês jogam neste mar de insanidades que é a World Wide Web? Então, anunciem aqui! Mandem um link de seu trabalho para rafaelgrasel@yahoo.com.br, ou deixem nos comentários. O link será avaliado: se valer a pena, anuncio aqui. Ou então, deixem que eu encontre o link por acaso, assim fiz com a maioria dos blogs que resenhei... Anunciem e ganhem, no mínimo, mais um leitor!
AVISO: não resenho blogs que contenham conteúdo que incite preconceitos (sob todas as formas: racial, religioso, político, sexual, aos estrangeiros e/ou aos brasileiros, etc.), nem conteúdo político aceito mais. Pensem bem antes de propagar suas ideias.
Para encerrar... faz tempo que não coloco neste blog tiras de meus personagens. Então, sendo hoje, enquanto escrevo, uma quinta-feira, e uma vez fazia isso às quintas-feiras, coloco aqui uma sequência de tiras do meu personagem gauchesco e brasileiro, o Teixeirão.
Venho adiando indefinidamente o fim do atual arco, chamado A Irmandade do Chimarrão, que, contando com a tira que saiu atualmente no blog dele, e as sagas paralelas, chegou a 158 tiras! Este arco não acaba mais: teimosia do autor, ou necessidade de adiar o final?
De todo modo, aqui vai mais um trecho publicado em tempos recentes.
Confiram as tiras atuais em https://naestanciadoteixeirao.blogspot.com.br/.
E tudo o que tenho a dizer no momento é: aguardem novidades.
Até mais!

Nenhum comentário: