segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Recruta Zero, dando mais espaço aos colegas!

Olá.
Estava estranhando a demora. Nesses dias de crise política e econômica, outro setor que está sendo afetado é o editorial - a área dos gibis. A distribuição dos mesmos tem estado irregular nos últimos dias e, consequentemente, enchendo os fãs de quadrinhos de incertezas se o seu gibi favorito chega ou não às bancas, no dia certo ou não... ou mesmo se VÃO chegar às bancas.
Um desses gibis atingidos pelas incertezas é o do Recruta Zero, pela Pixel Media, selo do grupo Ediouro. Demorou, mas finalmente chegou às bancas o número 23. Está certo, o gibi é bimestral, mas ele deveria ter chegado no final de novembro, não na metade de dezembro.


Bem, se o gibi está finalmente nas bancas, do que você está reclamando? Alguém provavelmente perguntará. Bem, se a chegada de um gibi às bancas com atraso demonstra a proverbial mania brasileira do atraso, imagina em outras áreas da vida.
Bem, importa mesmo é que o gibi está nas bancas. Recruta Zero # 23, almanaque de tiras e HQs curtas com personagens da megacorporação King Features Syndicate - cujo passe atualmente pertence à Pixel, que também lança álbuns dos personagens - Recruta Zero, Hagar, Fantasma, Mandrake, Mutts e, por incrível que pareça, Garfield (que não pertence à King Features). Um dos lançamentos mais badalados dos últimos dias, aliás, foi um luxuoso álbum do Flash Gordon de Alex Raymond.
O número deste mês. O que temos a dizer, a princípio, é que desta vez os editores resolveram variar um pouco mais o conteúdo - a presente edição traz mais histórias com Zezé & Cia. e Popeye. Tem também Arca dos Bichos e Hagar, mas este mês não tem Zé Fumaça. Mas o Recruta Zero continua dominando o gibi, com histórias de uma a quatro páginas com o indolente soldado raso e seus amigos.
Começando com Zero, em Tanque Encrencado. Nunca deixe Zero e seus companheiros conduzirem um tanque até o Quartel - principalmente próximos a uma área urbana!
Depois de uma HQ curta com o Tenente Mironga, o oficial negro, Zero de novo, em Voluntários. Como o Sargento Tainha sempre consegue que os soldados façam o que eles não querem?
Zero de novo, a seguir, em Hora de Acordar. Desta vez, a vitória é do soldado, contra os argumentos de Tainha e do Capitão Durindana sobre sair da cama em um domingo.
Após um curta com o Sargento Tainha, Zezé & Cia. chegam em sua primeira HQ do mês: Domingo Divertido. Nada mais relaxante que ler a página dominical de quadrinhos do jornal... e alienar-se do que acontece à sua volta, não é mesmo?
Depois de um curta de Hagar, o Horrível (da fase inicial de Dik Browne), Zero outra vez em O Batedor. Colocar o recruta como vigia em exercícios de guerra é garantia de cansaço físico desnecessário...
Zero de novo em Que Mancada. Como podemos resumir essa história, movida por maus entendidos? Que Zero vai tomar na cabeça, mais uma vez, diante do Sargento Tainha.
Dentinho, o ingênuo soldado, vem a seguir em Ajudante ao Pé da Letra. O nosso doce menino do campo em seu momento mais imbecil. Pior para o cozinheiro Cuca.
Popeye (por Bud Sagendorf) a seguir, em sua primeira participação do mês: a continuação dos acontecimentos do número 19 da coleção - com a devida recapitulação: a Bruxa do Mar resolve morar com o marinheiro e sua família. E Popeye está mais que disposto a se livrar dela... mesmo que aparentemente ela não esteja fazendo mal algum, salvo se a perturbarem.
Nas páginas centrais, uma dominical com o Zero: Sempre o Culpado. Ao tentar impedir uma brincadeira dos soldados contra o Sargento Tainha, Zero tem a certeza: vai se dar mal.
Um curta de Zezé & Cia. depois, temos o retorno de Mimosa, a primeira namorada do Recruta Zero - antes de Dona Tetê assumir as "rédeas". Em A Carta, a garota, devido a uma burrada sua, vai se tornar famosa - mas não do jeito que ela gostaria.
A seguir, A Arca dos Bichos, em uma versão "estendida" de uma dominical já anteriormente publicada na coleção (no gibi # 2).
Zero, no seguimento, em Os Publicitários. O recruta e seu amigo Quindim imaginando formas de atrair mais gente para o exército através da publicidade. Mas quem disse que o exército dos EUA está aberto para a inovação? Quer dizer, se depender do Quartel Swampy e do velho Sargento Tainha?
Zezé & Cia de novo, a seguir, com Dando Bolo. Uma travessura na casa da família provoca um conflito entre os lixeiros Zeca e Fiapo - e um mal-entendido de brinde.
Outro curta de Hagar depois (também por Dik Browne), Zero, claro, com O Dorminhoco. A comprovação dos efeitos da água quente sobre o corpo humano.
Sargento Tainha a seguir, em Um Cara Queimado. Como agir para impedir uma desgraça enquanto recebe uma carraspana do General Dureza? Não espere uma boa resposta do Sargento Tainha...
Um curta de Zero depois, Popeye retorna, com Gugu em Crise!. O pequeno filho adotivo do marinheiro se questionando, em várias situações, sobre seu lugar no mundo, na família de Popeye...
Tainha novamente a seguir com Um Gostinho de Luxúria. A gente realmente acaba se acostumando mal ao conforto oferecido em uma estadia em um hotel cinco estrelas. Que o diga o velho sargento...
E é com o Tainha que o gibi se encerra, com uma história curta.
O gibi continua saindo a R$ 5,00 redondinhos. Teve um aumento nos últimos tempos, mas nem é tanto, certo? Um pouco de diversão para a fila do banco, da lotérica e, quem sabe, do emprego, se a sua situação estiver mesmo tão ruim...
Para encerrar, e só por não ter outra coisa, ou talvez só porque eu acho mais apropriado para o momento, fiquem com uma nova sequência de Bitifrendis, meus personagens praianos. Faz tempo que não ponho tiras deles no Estúdio Rafelipe, vocês já devem ter reparado, não é verdade? E meus personagens estão em uma fase mais confusa, reconhecidamente - não sei se é porque os acontecimentos deste ano me fizeram perder o prumo na condução das tiras. Ao menos, autocrítica eu tenho!
Vejam mais tiras dos personagens em http://bitifrendisblog.blogspot.com.br/. E curtam também a página dos Bitifrendis no Facebook!
Por hora, é só isso. Em breve, tem mais assunto.
Até mais!

Nenhum comentário: