sábado, 19 de setembro de 2015

Vamos sorrir um pouco neste 20 de setembro...

Olá.
Enquanto escrevo, é véspera do dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, ou melhor, Dia da Revolução Farroupilha. Disso já devo ter falado tantas vezes. E, como mantenho um personagem gauchesco, o Teixeirão, me sinto na obrigação de postar algo alusivo à data.


Entretanto, este 20 de setembro, de 2015, não é dos mais animadores. O Brasil está em crise. O Rio Grande do Sul em uma crise ainda maior. Por isso, não estamos em um clima propício para comemorar a memória do primeiro grande momento da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos (1835 - 1845).
Cada qual pode comemorar o 20 de Setembro de algum modo. Porém, com tudo o que está sendo noticiado nestes tempos recentes - como as presepadas (infelizmente, temos de reconhecer como tal: presepadas) do governador do RS, José Sartori, em seus primeiros nove meses de governo -, não estamos em condições de comemorar. O refrão do Hino do Rio Grande do Sul ("Sirvam nossas façanhas / De modelo a toda terra") não está fazendo mais sentido. Nos anos anteriores, até que sim, mas, como eu disse postagens atrás, está todo mundo irritado. E disposto a deflagrar uma nova Guerra dos Farrapos, se for preciso.
Bem, não estou aqui para me lamuriar. Não estou aqui para me juntar ao coro dos que estão descontentes. Não vou fazer eco aos reclamões. Não hoje.
Para não dizerem que tudo é tristeza, hoje, vou colocar um pouco de alegria neste dia.
Estive pensando nos meus amigos Henrique Madeira e Greice Pozzatto, de Cruz Alta, RS. Já faz tempo que eles não fazem mais tiras novas de seu personagem gauchesco, o Cruzaltino (http://cruzaltino.blogspot.com/). Nos últimos tempos, eles andam ocupados com outras atividades: organizaram um novo grupo de quadrinhos em Cruz Alta, lançaram livros este ano (ele, Jah-Bul-On; ela, A Estranha Moradora do Campo das Tormentas), tocam as atividades da Academia Cruzaltense de Letras, estão envolvidos em novos projetos de HQ para a primeira antologia da associação de quadrinhistas (incluindo reboots de Amália Negra do Sorriso Costurado e Brigada das Selvas). Mas Cruzaltino, eles meio que deixaram de lado um pouco. Nem mesmo o segundo episódio da série Em Busca do Lar Perdido (com desenhos de Henrique Hübner) o Madeira ainda lançou.
Bem, mas algo posso dizer: este ano, finalmente os criadores do Cruzaltino encontraram-se com o do Teixeirão! Foi na Feira do Livro de Santa Maria de 2015: eu estive presente para o lançamento do número mais recente da Quadrante X, junto com o pessoal do Quadrinhos S. A., e eles, Madeira e Pozzatto, estavam no balcão ao lado. Foi um encontro rápido, mas já podemos dizer que finalmente nos encontramos.
Bão. Então, em homenagem ao Dia do Gaúcho, hoje fiz uma ilustração especial: pus as crianças que contracenam com o Teixeirão fazendo, digamos assim, cosplay dos personagens do Cruzaltino! Adirzinho como o Cruzaltino, Maneca como a Mercedita, Valdecir como o compadre Trifásico e o Valdisnei como o Damião Pretinho. E sob os olhares do Teixeirão e da Corujita.
A ilustração também está no blog do Teixeirão (http://naestanciadoteixeirao.blogspot.com.br/).
E é isso aí, por hora.
Um feliz 20 de setembro, na medida do possível! A crise está brava, mas que valha o refrão daquela velha canção: sejamos baguais que não se entregam, assim, no más!
Até mais!

Nenhum comentário: