sábado, 23 de maio de 2015

BENJAMIN PEPPE, de volta e sob nova direção!

Olá.
Hoje, anuncio uma novidade, relacionada a um amigo meu.
Paulo Miguel dos Anjos, o criador do Benjamin Peppe, está cada vez mais expandindo o seu Projeto Benjamin Peppe, que visa licenciar o personagem para a maior quantidade de mídias possíveis – aproveitando o avanço tecnológico. Por isso, as redes sociais onde participa estão cheias de ilustrações do Benjamin Peppe.
Dentro do projeto, acaba de sair um novo gibi oficial do personagem esportista e ecologista. Mas com o diferencial que começa pela capa que vocês estão vendo.
Vamos lembrar: desde que lançou o Projeto Benjamin Peppe em 2009, Anjos lançou cinco fanzines, editados por ele mesmo, e cinco gibis pela editora Júpiter 2. O cara que vos escreve, Rafael Grasel, é integrante deste projeto, que inclui histórias do personagem desenhadas por talentos das HQ nacionais independentes. Participei do fanzine 4, do gibi 3 e desenhei integralmente o fanzine 5 – todos com o Benjamin fazendo crossover com minha personagem Letícia. Outros integrantes do Projeto são Chagas Lima, Laerçon J. Santos, Aline Leal, Marcelo Dolabella, Dennis Oliveira, William Rafael Paraizo, Paulo Joubert, Júlio Shimamoto, Bira Dantas... e muita gente, entre consagrados e pouco conhecidos, que contribuíram com ilustrações e pequenas HQ do Benjamin Peppe e seus amigos.
Já faz nove meses que saiu o último gibi do Benjamin Peppe – o número 5, pela Júpiter 2, em setembro de 2014. E agora, em maio de 2015, Benjamin Peppe retornou com um gibi mais com cara de gibi!
O mais recente gibi do Benjamin Peppe saiu, desta vez, por outra editora: a independente Universo Editora de Publicações Independentes, do quadrinhista e editor Gil Mendes. Este é mais ou menos conhecido nos círculos independentes como criador da série de fantasia Lorde Kramus. E, pela sua nova editora, que já está sendo considerada a sucessora da Júpiter 2 como grande força dos quadrinhos nacionais independentes, Mendes já publicou, além de novos gibis de Lorde Kramus (com artes de Helcio Rogério e Samuel Bono), lançou os gibis: Zilora, de Rudimar Patrocínio, destinado a adultos; Lagarto Negro e Redentor, de Marcos Franco e Márcio Sennes; Bengalas Boys, de Lancelott Martins e Airton Marcelino; O Vigia, de Antonieto Pereira; e a nova série do Crânio, de Francinildo Sena. Saibam mais sobre a editora – e como vocês também podem publicar por ela seus trabalhos autorais – através do blog http://lordekramus.blogspot.com.br/.
Bueno. BENJAMIN PEPPE chega em nova fase e visual. O gibi #1 pela Universo Editora continua trazendo contribuições de amigos das HQB ao Projeto Benjamin Peppe. Desta vez, Paulo Miguel dos Anjos ficou apenas na edição e organização do material. Ele não contribuiu sequer com suas ilustrações do personagem. Mas os contribuintes ao Projeto Benjamin Peppe procuram retratar o surfista riponga com fidelidade aos ideais de Anjos. Sempre o retratando no seu elemento: esportes saudáveis e ecologia.
O gibi tem 28 páginas, capa em ofício – como o restante do gibi – colorida, miolo P&B. A capa acima é de Chagas Lima, o que já começa dando uma nova identidade ao personagem.
Na parte das histórias em quadrinhos, temos: começando comigo, Rafael Grasel, o garotão aqui, com três páginas de pequenas gags do Benjamin – algumas baseadas nas tiras originais de Anjos. Como o Projeto Benjamin Peppe também visa a produção de tiras para jornais, a minha contribuição é uma tentativa de produzir material para este formato. Já faz dois anos desde que material meu foi publicado nos gibis do Projeto (o último foi o fanzine 5, de maio de 2013). Que bom que Mendes não editou os textos de minhas tiras, sem avisar, como fez José Salles quando publiquei HQ do Benjamin Peppe pela Júpiter 2.
Das HQ, ainda temos uma página já várias vezes publicada, Som, de Laerçon J. Santos, crossover entre Benjamin e seus personagens The Paraibanos de Subúrbio, em bonecos “palitinho”.
E a história mais longa do gibi, Vôlei Pelo Meio Ambiente, de Chagas Lima (texto e arte), com argumento de Dennis Oliveira. O criador do herói Icfire cria uma história épica: nela, Benjamin Peppe e seus amigos, unidos a Marc Carl, o alter ego do Icfire, protestam contra uma empresa que está jogando entulhos em um lago da região onde moram. Como essa agressão ambiental está “certa” no âmbito legal, de acordo com o empresário responsável, aparece uma proposta interessante: se os amigos de Benjamin ganharem uma partida de vôlei contra o time que a empresa patrocina, o despejo de lixo será suspenso. Claro que Benjamin, Carl e amigos darão tudo de si nessa partida. Por ser longa, a aventura se estende até a 3ª e 4ª capas do gibi – por consequência, a última página sai colorida. A história tem seus altos e baixos. Chagas Lima nos entrega um Benjamin Peppe “anatômico”, com jeitão de super-herói, e dá bastante espaço para seus amigos – com destaque para a namorada do personagem, Diana, que é quem propõe a partida de vôlei. Mas a arte de Chagas Lima é desajeitada em alguns quadros – na sua ânsia de fazer uma arte que mistura cartunesco com comics, com manchas nos corpos dos personagens que simulam texturas. E o final da história deixa um pouco a desejar, mas é aquele final tipo “final que todo mundo queria ver”. Quando penso no primeiro crossover do personagem com o Icfire... (fanzine #3 e gibi #3).
Ilustrações? Tem também. De Adauto Silva, Lincoln Nery, Dennis Oliveira, Guilherme Amaro, uma inédita de Júlio Shimamoto, Maurício Tadeu e Marcelo Dolabella. Só a de Dolabella já havia sido publicada antes – no fanzine 4. Das ilustrações, as de Nery, Amaro e Dolabella são as mais amadoras; as outras são mais competentes.
Deem seu incentivo a uma HQ nacional: adquiram o seu gibi! O preço é módico nesses tempos de crise econômica – R$ 4,90. Façam seu pedido pelo e-mail: universoeditoraindependente@gmail.com.
Conheçam o Projeto Benjamin Peppe, quem ainda não conhece, pelo site www.benjaminpeppe.webnode.pt. E vamos participar: é legal e não faz mal a ninguém!
Para encerrar, vou deixar uma palhinha de minha recente contribuição a mais este lançamento do Projeto Benjamin Peppe. Um trechinho de minha HQ desta edição. O restante, vocês conferem lendo a edição.
Leiam quadrinho nacional!

Até mais!

Nenhum comentário: