domingo, 22 de março de 2015

Lembranças do meu roupeiro... (parte 3)

Olá.
Continuo hoje falando de camisetas que usei ao longo da vida. Todas personalizadas, refletindo os eventos que fizeram parte de minha formação. Bem, de início, era só para mostrar alguns trabalhos que fiz, entre eles uma camiseta com estampa de um desenho meu, agora que tenho um smartphone com câmera (mas ainda não me acostumei às selfies), mas resolvi estender um pouco a ideia.
Devo ter falado, em uma ocasião destas, que já tive uma época como músico. Nunca profissionalmente, mas já me apresentei.

Eu tive aulas de piano e de teclado - e era opção minha. Houve uma época em que toda criança era obrigada a fazer aulas de piano; eu, quando jovem, queria seguir carreira como pianista. Isso se eu não resolvesse ser pizzaiolo... ou escritor. Hoje, sou professor de História. E larguei o piano e o teclado por motivos pessoais - algum dia eu conto porquê.
Bem. Iniciei meus estudos de piano quando morava em Lagoa Vermelha. Tinha entre nove e dez anos de idade, e até participei de um recital de piano. O ano era 1995. E eu era o único menino do recital: o restante dos participantes - cerca de 30 - eram meninas, jovens e adultas. Para praticar, em casa, eu dispunha de um teclado eletrônico.
E foi de teclado que eu comecei a ter aulas quando mudei-me para Vacaria, posteriormente. Comecei a ter aulas com o Professor Lauvir Siqueira. Hoje, além de professor, ele se apresenta em bailes, gravou CDs de música e comanda um programa de rádio em Vacaria, RS, nas manhãs de sábado. Na época - final dos anos 90 e início dos anos 2000 - ele era quase que exclusivamente professor de teclado e acordeon. E, com ele, aperfeiçoei a técnica do instrumento de percussão com músicas populares.
Bem. O que isso tem a ver com camisetas? Já chego lá.
Nessa época, anualmente, o Prof. Lauvir promovia um evento chamado Jantar de Confraternização. Ele reunia todos os seus alunos e promovia um jantar, em algum restaurante da cidade, cujo ponto alto é uma apresentação de seus alunos. Um bloco dos alunos de acordeon, outro dos de teclado. E, na época, duas primas minhas também eram alunas do Prof. Lauvir, então, nos apresentávamos juntos. Ou quase.
Participei de seis desses Jantares de Confraternização, tocando uma música selecionada pelo Prof. Lauvir. E, para cada apresentação, era mandado fazer uma camiseta especial. Na verdade, quatro camisetas e dois suéteres de moletom. Os moletons, já se foram. Das quatro camisetas, ainda tenho comigo duas. Uma delas, lembro que foi perdida por conta de eu tê-la usado numa ocasião em que ajudei a pintar a casa. Ficou toda impregnada de tinta, portanto imprestável.
As duas camisas sobreviventes estão aqui, nas fotos. Uma de manga comprida e outra de manga curta.
Confiram as fotos, frente, verso e detalhes. E ainda as uso, de vez em quando.
E a série ainda não acabou, turma. Na última parte da série, mais algumas camisetas que fizeram parte de minha formação.
Até mais!

Nenhum comentário: