segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Minhas aulas de artes 9: COMPOSIÇÕES

Olá.
Hoje, encaminhando o encerramento do ano letivo, trago a vocês outro relato de experiência escolar com minhas Aulas de Artes. Tudo bem, o ano letivo já terminou, todos já entraram em férias, mas estou pensando nas aulas do ano que vem. Uma ajuda aos colegas professores que leem este blog e o blog onde também colaboro, o Educar é Viver (http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/).



COMPOSIÇÃO
Como sugestão de trabalho com artes, os alunos deverão criar uma composição aleatória, com os objetos de uma cena, dispostos em um cenário. É o princípio usado para a criação de naturezas-mortas, um dos exercícios preferidos dos estudantes de belas-artes.
1) A forma mais comum de criação de uma natureza-morta é pegar objetos quaisquer - flores, vasos de plantas, objetos de decoração, frutas verdadeiras e/ou de cera, etc. - e colocá-los em cima de uma mesa. O passo seguinte é reproduzir, através de desenho e pintura, os objetos tais como foram dispostos na mesa. No exemplo abaixo, um cesto, uma garrafa de refrigerante, uma garrafa de álcool, um pote de vidro e um pote de plástico coberto com um pano.
Nesse caso, uma sugestão é: dispor os alunos em círculo na sala de aula; colocar uma mesa no centro, com a composição criada pelos objetos em cima; e pedir aos alunos que desenhem os objetos, de acordo com a posição em que se encontram nesse momento. Como os alunos estão em diferentes pontos da sala, eles verão os objetos de formas diferentes. E sairão, portanto, diferentes composições (nos exemplos abaixo, o pote de vidro fica escondido atrás dos outros objetos, e pode ser que o aluno não enxergue todos os objetos dispostos na mesa).

2) Segunda sugestão: em uma folha, criar: de um lado, um cenário; do outro, objetos para criar uma composição. No exemplo abaixo, uma composição com elementos da cultura gaúcha - bandeira, roda de carroça, acordeon, chaleira, lança, laço, chapéu de peão e crânio de boi, presentes nos galpões das estâncias (fazendas) do Rio Grande do Sul. O professor pode criar outro cenário e outros objetos, que remetam à cultura de seu estado e/ou país, mas seguindo o mesmo princípio.
 a) Primeiro, pintar o cenário e os objetos nas cores que desejar. De preferência, reforçar o contorno dos objetos com preto;
 b) Recortar os objetos com cuidado;
 c) Colar os objetos no cenário, de uma forma aleatória, podendo ser da forma mais convencional - como no exemplo abaixo - ou criando uma composição mais surreal, com os objetos voando de forma aleatória.

Em breve, uma nova aula de artes antes do término do ano.
Até mais!

Nenhum comentário: