sábado, 4 de outubro de 2014

Relembrando - Mãe de Gatos... (parte 2)

Olá.
Hoje, continuo contando a vocês a história da série Mãe de Gatos, parceria entre Denise Bacellar, editora do extinto (isso mesmo) blog Mãe de Gatos, e eu, Rafael Grasel. O motivador de escrever esse relato foi o fim do Orkut, onde tudo começou.
Complementado a narrativa, as tiras produzidas, que ainda mantenho no arquivo pessoal, com as aventuras de Natan, Melissa, Monique e Isabella.

Mais ou menos ao mesmo tempo, Deninha também traduzia e publicava no blog uma tirinha estadunidense de mesma temática, a série Cat vs. Human. Se não estou enganado, foi essa a inspiração para buscar a parceria com um desenhista brasileiro para produzir as tirinhas.
Na metade da série, Deninha contou que adotara uma quinta gata, achada nas ruas. Na verdade, ela recolheu uma pobre gata malhada que havia sido vítima de maus-tratos, e tratou dela. Estava tratando para conseguir um dono para a gata, mas ela achou melhor ficar com o bichano. E chamou a gata de Sabrina.
A primeira semana de Sabrina em casa rendeu uma série dividida em quatro partes. Uma história triste com final feliz.
E foi uma das poucas vezes em que Denise sugeriu alterações, já com a tira pronta e enviada: tive de mudar a cor da gata, que inicialmente pintei num tom de cinza claro. Ao menos parecia assim nas fotos. Depois que houve alteração para o marrom Alteração que nem demorou nada para fazer.
Sabrina, assim como os outros gatos, recebeu sua própria seção no blog, onde contava fatos de sua vida com suas próprias palavras. Ou melhor, Deninha colocava palavras na boca de Sabrina, entendedora dos sentimentos de seus “filhos”.
Pouco depois, chegou outra história: Deninha adotou outra gata. Ela encontrara na rua uma gatinha que ela acreditou ser a filha de Sabrina. A gatinha nova recebeu o nome de Louise. A tira em que Louise é batizada foi a última produzida. E a primeira semana de Louise na casa rendeu outra série de tirinhas.
É que, por volta de março de 2012, fui perdendo contato com a Deninha. Ela, de repente, sumiu nas redes sociais, do MSN, da internet. Parou com os contatos, mesmo eu tendo lhes enviado todas as tiras. A publicação das tiras no blog Mãe de Gatos também começou a ficar espaçada, não tinha mais dia certo para sair. Mesmo assim, publiquei todas as tiras no Estúdio Rafelipe, religiosamente toda quarta-feira.
Não recebi mais nenhum roteiro depois de março de 2012. Foi em 11 de abril que saiu a última tirinha. Na semana seguinte, só tinha uma ilustração para colocar, então, tive de anunciar a interrupção abrupta da série.
Depois disso, Deninha sumiu. Não deu mais notícias. Nunca mais atualizou o blog. Algum tempo depois, o blog foi desativado, e não existe mais. Já tem outro blog chamado Mãe de Gato na internet, mas feito por outra pessoa – descobri numa pesquisa recente.
O sumiço de Deninha me deixou ressabiado. Teria ela, de algum modo, ficado de mal comigo, sem motivo aparente, e quis cortar relações sem nem ao menos avisar? Teria seu computador enguiçado? Teria ela (glup!) morrido?! Teriam os gatos também morrido?! Não sei.
Só sei que, desde abril de 2012, nunca mais tive notícias de Deninha. De vez em quando, ainda aparecia uma de minhas tiras sendo compartilhada nas redes sociais, mas nada mais que isso.
Pensar que essa intensa relação de parceria começou no Orkut, que agora também “morreu”, no último dia 30.
Se tivesse como saber sobre Denise “Deninha” Bacellar e seus “filhos” Natan, Melissa, Monique, Isabella, Sabrina e Louise... Só gostaria de poder ir ao Rio de Janeiro conhece-la pessoalmente.
Hoje, a parceria ficou apenas como uma lembrança. Isso me deixa frustrado: negócios promissores que nunca mais vingam.
Em outra oportunidade, mais relatos desse tipo para vocês.

Até mais!

Um comentário:

Fabrício disse...

Bah, rapaiz! Eu acompanhava as tiras. Acho que tem um belo potencial ainda.