domingo, 28 de setembro de 2014

Reflexões eleitorais breves (2)

Olá.
Hoje, resolvi aproveitar para colocar aqui mais algumas reflexões, escritas e gráficas, sobre as eleições que estão se aproximando. No momento em que escrevo, faltará uma semana para as eleições para Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.
E nós estamos vivendo sob um forte clima de desencanto com a política. A sociedade brasileira, cansada de lambanças que a princípio foram os eleitores que cometeram - afinal, foram eles que colocaram os homens e mulheres que fizeram as lambanças no poder - só tem falado mal do governo, dos representantes do poder... E cada candidato vendendo, ou o paraíso se forem eleitos, ou o apocalipse se elegerem os adversários. Difícil saber em quem acreditar. Se a gente vacila e escolhe alguém que só quer sacanear? Será que o eleitor brasileiro realmente aprendeu a lição com as últimas eleições? Será que os protestos de junho de 2013 surtirão efeito na política brasileira?

De minha parte, só digo que nunca senti tanta vontade de fazer cartuns quanto agora, aproveitando todo esse clima de comoção. E eis que resolvi fazer um cartum em duas partes, uma HQ sem requadros (como foram as primeiras HQ de sucesso no mundo). Reflexões sobre o desencanto com os políticos. Estarei certo ou errado com as palavras que pus na boca de meus bonecos?
Ah, o último quadro também puxa um pouco a orelha da mídia, que faz qualquer coisa - até xingar os atuais donos do poder, embora os apoiem, no fundo - para garantir uns troquinhos a mais vindos do contribuinte avido por uns troquinhos a mais. Eu não duvidaria que a desilusão do brasileiro com a política é tão forte que a maioria dos votantes na suposta pesquisa interativa escolherá "sim", derrube logo o poste na cabeça do político. Usei esse recurso para que a piada não ficasse assim, tão óbvia: a maioria escolheria, certamente, derrubar o poste na cabeça do político, e uma minoria daria a ele o benefício da dúvida: o político pode, sim, estar dizendo a verdade. Então, fica a critério do leitor decidir o fim do cartum.
E, neste dia 5 de outubro, mais uma decisão ao eleitor: derrubamos ou não o poste na cabeça dos "velhos calhordas"? Damos a eles o benefício da dúvida por causa de suas boas obras realizadas em prol do povo, ou os despedimos sem dó porque, no fundo, são todos calhordas?
Ah, o prêmio a que os votantes poderiam concorrer? Pensei em exemplares dos gibis Quadrante X, do Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria - Quadrinhos S. A., e dos gibis do Benjamin Peppe, mas isdso não motivaria eleitor nenhum a colaborar com pesquisas, não é mesmo? O público só se mobilizaria a esse tipo de coisa se fosse um automóvel, ou prêmio em barras de ouro... Mas nem isso tenho condições de oferecer. Snif.
Chega de mamata! Vote consciente neste dia 5 de outubro! Deixe seu voto, e concorra a um país diferente de como encontrou - dependendo de seu voto, para melhor ou para pior!
Até mais!

Nenhum comentário: