terça-feira, 8 de julho de 2014

O (res)sentimento geral da nação

Olá.

No momento em que escrevo, estou me juntando ao sentimento de estarrecimento nacional: a Seleção Brasileira perdeu para a Alemanha de goleada nas semifinais da Copa do Mundo.
O fato de ter perdido até que não seria tão ruim: o ruim é que levamos um chocolate, um sapeca-iaiá: sete gols! Sendo quatro em apenas seis minutos! Ainda pudemos fazer um golzinho de honra, mas de que adiantou? O sonho do hexa foi adiado novamente.
Segundo os registros históricos, isso nunca nos aconteceu antes... Nosso maior chocolate enquanto Seleção Brasileira foi de "apenas" seis a zero nos anos 30. Daí em diante, nossas derrotas nunca passaram de três gols. Até onde eu sei, claro, fiquem livres para me corrigir nos comentários.
Claro, não podia ser diferente: achávamos que não precisaríamos de Neymar, quando na verdade estávamos dependentes dele (vamos, podem dizer: "tudo seria diferente se o Neymar não tivesse sido lesionado!"). Junte-se a isso (e olha que não entendo tanto de futebol) o fato de (eu pude reparar, vocês não?) os jogadores brasileiros serem uns "pés-de-chumbo" no campo: lentos demais. Deixam o restante do time adversário armar a defesa ao invés de jogarem logo.
Quanto à qualidade do futebol alemão... talvez seja melhor nem discutir. A Seleção Brasileira, reconhecidamente, parecia um time iniciante diante dos caras.
Isso nunca aconteceu antes... Uma goleada em Copas! E podia ter sido pior!
Sabia que a derrota da Costa Rica para a Holanda devia ser um mau presságio! (O que isso tem a ver? Bem... nada.)
Bem, quem deve estar contente agora são os críticos da Copa. Eles sim, devem estar sorrindo. Agora, com a certeza que o sonho do hexa terminou, e que só resta ao povo brasileiro voltar ao trabalho. Estou até vendo, agora: os protestos vão recomeçar e o Brasil não vai mais querer saber de futebol... o esporte vai ser renegado. Gastamos toda essa fortuna para organizar a Copa... para isso?
As piadas vão durar dias. E já estou até vendo: possivelmente a Argentina vai se classificar para a final da Copa, e ganhar, ainda. Aí a maior parte da sacanagem em cima do Brasil virá deles.
Ou então, teremos outra final entre europeus: Alemanha e Holanda. Eu havia dito: chega de europeus na fase final da Copa e... deu o contrário.
A Copa pra nós terminou.
Esperem: não! Ainda tem a disputa do terceiro lugar! Pelo menos, um lugar no pódio podemos garantir e, quem sabe, os esforços não terão sido em vão! Mas só falta que acabemos perdendo até na disputa do terceiro lugar. Aí, sim, temos o direito de entrar em crise. Não estamos nos melhores dias mesmo.
A próxima tentativa ficou para 2018, pessoal.
Desculpem o tom pessimista do texto. Como eu disse, estou me juntando ao sentimento de estarrecimento nacional. Tenho medo do que pode acontecer nos próximos dias. Será que o colapso da civilização brasileira, que entregar-se-á à barbárie devido a mais uma Copa perdida, se avizinha? Espero eu estar errado.
Enquanto isso, o sentimento de estarrecimento continua traduzido na imagem acima: os meus três torcedorezinhos, que acabei institucionalizando nesta Copa. Até eu tive o sentimento de que isso, na verdade, era um pesadelo.
Tomara que a Argentina se classifique pra final da Copa... e perca pra Alemanha. A Alemanha merece ganhar a Copa. E que eu não esteja errado quanto a isso.
Agora... só resta a nós... voltar ao trabalho.

E, nos períodos de folga, não deixem de conferir a Expo Copa Virtual no blog do Quadrinhos S. A.! http://quadrinhossa.blogspot.com.br/. A Copa, ao menos lá, ainda não terminou!
Até mais.

Nenhum comentário: