segunda-feira, 23 de junho de 2014

Mais uma de Copa...

Olá.
No momento em que escrevo, a Seleção Brasileira acaba de se classificar para as oitavas de final na Copa do Mundo que o Brasil está sediando.
Uma notícia que, por si, é animadora.
Mas, infelizmente, ainda não conseguimos parar de pensar nas más notícias que estamos presenciando durante a realização desta Copa. Ainda fica a sensação ruim de que os turistas que vieram assistir ao mundial sairão do Brasil achando nosso país horrível, e com desejo de não mais voltar.

Ainda não conseguimos parar de pensar que ainda este ano tem eleições. E que a Copa pode se tornar carga para a oposição, os críticos da atual gestão do país e para aqueles que parecem sentir prazer em estragar nosso dia, nas conversas informais, nas redes sociais... Sim, a gente está querendo apenas se distrair, esquecer os problemas nas redes sociais ou vendo a Copa, e aí um desses malvados coloca uma mensagem chamando a atenção para um problema cotidiano qualquer, de fundo político ou social, e aí... nosso dia está estragado.
Não que o que eles dizem não seja verdade. É verdade, sim. Infelizmente, a Copa e o futebol não resolvem nossos problemas. Conseguimos passar para as oitavas-de-final da Copa, mas agora o risco é grande de a Seleção Brasileira cair novamente, como tem sido há duas Copas.
Ainda é grande o risco de o país acabar entrando em colapso se o Brasil perder (queiram as entidades superiores que esta previsão esteja errada. É só uma Copa do Mundo, e daí que está sendo sediada no Brasil? Depois que acabar, tudo volta ao normal no Brasil. As pessoas voltarão ao trabalho. Os hospitais voltarão a lotar. Os protestos nas ruas pedindo mudanças continuarão. Os estádios ficarão em pé. Conseguiremos, dentro de uns vinte anos, recuperar as perdas. Afinal, até agora está tudo correndo bem. A Copa está transcorrendo normalmente, como todas as outras Copas...).
Desculpem as considerações pessimistas, mas só quis deixar um comentário e sem me entregar ao pessimismo "coxinha" que domina as redes sociais, vocês devem saber do que estou falando. Eu não sou, afinal, o Alexandre Garcia. E não quero estragar o dia de ninguém, nem mesmo do potencial leitor que não está a fim de pensar nos problemas enquanto acessa este blog pecador.
Sim, conseguiremos vencer a Copa do Mundo e cobrir os prejuízos contraídos desde que tivemos a ideia de concorrer a sede do Mundial.
Mesmo após a Copa, o negócio ainda não acabou... Ainda tem as Olimpíadas de 2016, que o Rio de Janeiro vai sediar. Aí, estou vendo que a folia dos protestos vai continuar... E as Olimpíadas vão ser prejudicadas pela possível péssima impressão que a Copa deixou...

Como podem ver, quando se entra na "parcela pensante" da população, a pessoa fica pessimista, rancorosa e nada lhe agrada. Nada, digo, do que o restante da população goste.
É isso que eu tento expressar no cartum de hoje. Futebol se inclui na lista de coisas que a "parcela pensante" da população execra.
Ainda bem que não estou totalmente incluído nessa parcela. Com todo o respeito. Como eu disse, não quero estragar o dia de ninguém.
Possivelmente, enquanto este Mundial ainda estiver me dando ideias para cartuns, teremos mais comentários neste blog a respeito.
Até mais.

Nenhum comentário: