quarta-feira, 2 de abril de 2014

Rafaélicas - e um engajamento!

Olá.
Hoje eu vou deixar um pouco a modéstia de lado.
Em 2014, completarei 30 anos de vida, junto com Dragon Ball, as Tartarugas Ninja e a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo - AQC-SP.
E, esta semana, chegaram algumas notícias animadoras na vida deste cartunista, que vale a pena divulgar.



BENJAMIN PEPPE No. 5
A primeira notícia vem do meu amigo Paulo Miguel dos Anjos, criador do Benjamin Peppe. Como é de conhecimento geral, eu colaboro também no Projeto Benjamin Peppe, que visa o licenciamento do personagem esportista dele; e fui responsável por uma edição inteira do fanzine do Benjamin Peppe, o no. 5, com o terceiro crossover entre ele e minha personagem Letícia. Esse fanzine ainda está disponível para quem quiser comprar. Peçam o seu, ao preço de R$ 7,00, pelos e-mails anjospaulo@zipmail.com.br, benjaminpeppe@gmail.com e rafaelgrasel@yahoo.com.br.
Mas veja até onde o nome de Rafael Grasel chegou. Vejam aqui um trecho de um episódio do programa HQ Além dos Balões, canal do Youtube dedicado à divulgação de quadrinhos, onde falam do citado fanzine (enviado pelo próprio Anjos).

NICK E HÉRCULES
Outra notícia inesperada veio através do meu colega blogueiro Lucas Cristhovam, do blog Nick e Hércules. Recentemente, ele se declarou fã da minha personagem Letícia. Vejam a "homenagem" que ele fez ao meu trabalho nesta postagem do blog dele.

#NãoMereçoSerEstuprada
Para encerrar, um assuntinho pesado.
Nesses dias, virou notícia a campanha Eu Não Mereço Ser Estuprada, que começou como um protesto nas redes sociais da jornalista Nana Queiroz contra o resultado de uma pesquisa do IPEA, que afirma: 65,1% dos entrevistados concordam que mulher que usa roupa curta pede pra ser estuprada. É lamentável que o machismo ainda esteja arraigado na sociedade brasileira.
Ora, sei reconhecer o valor das mulheres. Pra se ter uma ideia, eu sou o único homem no local onde trabalho. E sei que estupro é um crime. Então, o que fazer a respeito?
Pior: Nana Queiroz foi atacada nas redes sociais. Ainda tem gente que enche o peito com orgulho pra afirmar que sim, mulher de roupa curta merece ser estuprada. Estou convencido: a humanidade está retornando ao nível evolutivo do Homem de Neanderthal, pra dizer o mínimo.
Mas nem tudo está perdido: o engajamento à campanha tem sido grande, principalmente entre homens que sabem respeitar o espaço feminino. Se já elegemos uma mulher presidente, por que negar?
Por isso, eis aqui minha contribuição à campanha. Usei como porta-vozes da minha contribuição ao #NãoMereçoSerEstuprada os meus personagens praianos, os Bitifrendis. Pois minha personagem Ionara é a personagem principal feminina mais "exposta" do meu rol de personagens, e mesmo assim eu não seria capaz de violentá-la. Nem mesmo Carlão e Sidnelson seriam.
Oportunismo? Pode ser, pois se eu disse, vou deixar a modéstia de lado. Mas sei que o assunto é sério, e não dá pra ficar de fora do assunto. De todo modo, vejam mais Bitifrendis em http://bitifrendisblog.blogspot.com.br/.
É isso aí, turma.
Até mais!

Nenhum comentário: