terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pequena homenagem a Vacaria, RS

Olá.
Hoje, dia 22 de outubro, é aniversário da minha cidade natal, Vacaria, RS. O município completa 163 anos de existência.
O povoamento da região começou no século XVII, com a introdução do gado pelos jesuítas - o mais antigo marco da cidade é datado de 1692, um marco de pedra entalhado que hoje se encontra no Museu Municipal de Vacaria.
Foi em 1850 que a região, então formada por estâncias (fazendas) e casas de pessoas que viviam ao redor delas, foi elevada à categoria de vila, separando-a da comarca de Santo Antônio da Patrulha. Foi por um decreto do governo estadual datado de 22 de outubro.

Vacaria só ganhou o status de cidade e sede de município em 1936. Resumidamente, é assim.
Em homenagem à Vacaria, eu elaborei esta pequena HQ com meu personagem gaúcho, Teixeirão. Quer dizer, não foi bem uma homenagem à cidade, sendo só uma piada em cima do brasão municipal (um de nossos principais símbolos) mas é propícia à data.
O curioso deste cartum é que ele foi concebido há mais de um ano antes!
A história deste cartum é a seguinte: em 2012, eu fui convidado a participar da Feira do Livro de Vacaria, realizada sempre nas proximidades do aniversário da cidade. Fui convidado pela Secretaria da Educação para ser desenhista - desenhar, às vistas dos visitantes de Feira, alguns cartuns e ilustrações. Dentre os desenhos, resolvi conceber este cartum, a partir de uma informação que havia lido, antes em uma revista científica - a de que os animais são capazes de reconhecer seus parentes, assim como os humanos.
Entretanto, eu não finalizei o cartum - fiz o lápis, os esboços, e guardei. Os cartuns que desenhei na Feira, estão guardados também. Mas não comigo.
Só agora, em 2013, resolvi terminar o cartum, fazer a arte-final e a cor, especialmente para a internet. Para publicar aqui e no Blog do Teixeirão (http://naestanciadoteixeirao.blogspot.com.br/). De todo modo, é uma homenagem à cidade "Porteira do Rio Grande" (denominação dada já que era por Vacaria que passavam as principais rotas de condução de tropas de gado em direção a Sorocaba, SP, onde o gado era distribuído para outras regiões do Brasil).
Salve, Vacaria! Terra da maçã e dos rodeios!
E, em 2014, tem o já tradicional Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria! Já em sua 30a. edição! Aguardemos!
Até mais!

Nenhum comentário: