segunda-feira, 10 de junho de 2013

Popeye, cada vez mais ocupando seu espaço

Olá.

As revistas da editora Pixel Media, selo do grupo Ediouro, já começaram a chegar às bancas, sem a confusão observada nos meses de abril e maio. Bem, só está faltando - ao menos nas bancas da minha cidade - o gibi do Riquinho.
Porque, neste início de semana, acaba de chegar às bancas mais um gibi do Popeye!

Para quem chegou agora, é um almanaque, assim como o gibi do Recruta Zero, com tiras, páginas dominicais e pequenas histórias em quadrinhos com os principais personagens da King Features Syndicate, a megacorporação detentora dos direitos de vários personagens célebres.
Aos poucos, os gibis estão abandonando o jeito de coletânea de tiras. Pra dizer a verdade, ainda não dá para entender direito o que a Pixel Media realmente pretende. Por hora, é melhor nos conformarmos: Popeye, Recruta Zero, Zé Fumaça, Hagar, Touro Sentado e outros estão presentes nas bancas de revista depois de um longo hiato fora do mercado editorial, que terminou em 2011, quando começaram a sair os primeiros números.
Bão. POPEYE no. 6 resolveu centrar seu foco no personagem-título. Desta vez, temos três sequências de tiras formando aventuras completas, três histórias longas (duas páginas ou mais), algumas histórias curtas de uma página (tudo produzido por Bud Sagendorf, genro e sucessor do criador do marinheiro, Elsie Segar) e amostras de outros personagens. Bão, este mês, dividem espaço com o Popeye apenas Recruta Zero (Mort Walker), Zé Fumaça (Fred Lasswell) e Touro Sentado (Gordon Bess). E só.
E, pelo visto, o material desenhado por Sagendorf ainda é vasto, e está longe de terminar. Quando que a Pixel Media vai colocar material produzido por Segar ou pelos sucessores de Sagendorf?
O gibi ainda introduz dois personagens do universo do marinheiro que estavam ausentes: um deles é o cientista maluco Professor Narigão; e o outro não foi identificado, mas acredito que seja Castor, o irmão ambicioso de Olívia Palito, namorada do comedor de espinafre. No mais, as histórias continuam malucas e não fazem muito sentido, mas o importante é a diversão. Entretenimento para a fila do banco ou da lotérica.
Na primeira sequência, Ah, Não! Popeye Virou Anão!, o marinheiro acaba vitimado por uma experiência do Prof. Narigão, que visava resolver o problema da superpopulação mundial: tem o seu tamanho reduzido à metade! Ficando do tamanho de uma criança, Popeye passa por poucas e boas: é tratado como uma criança por Olívia e pelos amigos, e ainda precisa encarar Brutus numa luta de boxe. Pior é que as apostas estão agora contra o marinheiro! Somente o Prof. Narigão pode impedir um massacre covarde.
Depois de uma tirinha com Zé Fumaça e de uma historinha curta com Recruta Zero, em Vodu!, a Bruxa do Mar tenta acabar com o marinheiro à distância - mas nada que uma lata de espinafre não resolva. É essa história a qual a capa acima se refere.
Depois de duas páginas de tiras do Zé Fumaça e de outra história curta com o Popeye, em Proteja-se do Verde, Gugu, cansado de comer apenas espinafre, tem uma ideia para variar o cardápio. Nem que seja preciso confundir a cabeça do seu pai adotivo.
Depois de outra história curta com o Popeye, e outra com o Zé Fumaça, vem a segunda sequência, O Segredo do Papai!. Popeye se encontra falido, até que Vovô Popeye, pai do marinheiro, revela sobre um grande tesouro escondido. Apesar de o segredo já ter vazado para todo mundo, o velho reluta em entregar o suposto mapa do tesouro, que está tatuado em seu corpo. Mas o pior não é o fato de até a Olívia querer arrancar esse segredo: um velho inimigo do Vovô quer obter o mapa a qualquer custo. Um inimigo perigosíssimo... da boca pra fora.
Depois de uma história curta com Touro-Sentado, uma história solo do Professor Narigão. Em Óleo que Você Vai Economizar, depois de ouvir uma reclamação de Castor sobre o preço da gasolina, Narigão resolve usar um engenho para procurar petróleo no quintal. Querem apostar que não vai dar certo?!
Após outro curta com o Recruta Zero, chega a terceira sequência de Popeye: A Compradora de Maridos. Olívia recebe a visita de uma amiga ricaça, uma moça do interior, que decide comprar Popeye para ser seu marido. Mas o marinheiro, naturalmente comprometido com Olívia, recusa-se a aceitar o negócio. E as negociações com o pai da moça se agravam: além de teimoso, o homem nunca viu o mar, entra em choque cultural com o marinheiro, e, ainda por cima, como último recurso, chama um pistoleiro para fazer o marinheiro mudar de ideia. Mas o pistoleiro, ainda por cima, é do tipo que, se a gente quisesse, poderia derrotar com um só peteleco. Bah.
O gibi termina com curtas de Touro Sentado, Popeye e Zé Fumaça.
E isso é tudo.
O gibi continua a R$ 4,50. Mais democrático que isso, dá pra ser?
Para encerrar, eis aqui, então, mais uma sequência de tiras dos Bitifrendis, meus personagens praianos. Desta vez, fiz um arco de tiras tão complicado quanto o Popeye de Bud Sagendorf. Quem quiser conferir o que fiz até agora, vejam no Blog dos Bitifrendis: http://bitifrendisblog.blogspot.com.br/.
É isso aí, pessoal.
Até mais!

Nenhum comentário: