sábado, 18 de maio de 2013

RECRUTA ZERO - mudança de diretriz

Olá.

Hoje, para enterrar de vez os comentários sobre os gibis da Pixel Media de maio, vou falar do mais recente número do gibi do Recruta Zero.

Este mês, o gibi não está tão atraente quanto as edições anteriores. Isso porque a diretriz do gibi mudou. Bem, continua sendo um almanaque com os principais personagens da megacorporação King Features Syndicate. Entretanto, este mês, resolveram publicar, em sua maior parte, histórias longas do Recruta Zero. Ou melhor: são histórias de mais de duas páginas, em sua maior parte. Quase todas não levam a assinatura do criador Mort Walker, o que se deduz que tenham sido feitas por artistas-fantasmas, para o formato gibi. Tambem temos as páginas dominicais e tiras adaptadas para ocupar o espaço de uma página de gibi, com a assinatura de Walker.
Bão. As histórias, uma por uma (priorizando aqui as histórias com duas páginas ou mais).
Na primeira, Operação Emagrecimento, o General Dureza solicita a um capitão durão que promova um programa de emagrecimento dos soldados do Quartel Swampy. O soldado escolhido para servir de exemplo aos outros é... o Sargento Tainha, que vai ser submetido a um verdadeiro "método Auschwitz" para perder peso. Será que ele vai aguentar?
Em Peguem Aquele Porco!, uma confusão de palavras, motivadas pela raiva, vai abalar a confiança do Recruta Zero com seus colegas.
Em O Resgate do Tenente Escovinha, Zero e Tainha precisam sair, no meio da noite, para resgatar o excêntrico tenente perdido no meio do mato.
Os Ajudantes apresenta uma história longa com Zezé & Cia. Para descolar um dinheiro para ir ao cinema, Zozó e seu amigo decidem fazer tarefas para seu pai - mas vão atrapalhar mais do que ajudar.
Em A Limpeza, os soldados são postos para limpar o pátio. Mas epois, Zero assume todo o serviço, mas ele tem um plano para facilitar o trabalho...
Em Marcação, Zero decide gritar com o Sargento Tainha - mas no que isso vai resultar?
Em O Monstro do Nevoeiro, Tainha, faminto, sai da cama e se aventura numa noite de nevoeiro. Os roncos de seu estômago vão criar muito embaraço.
Depois, temos cinco páginas com tiras de Hagar, o Horrível, por Chris Browne. Nada de especial, só as discussões de sempre entre Hagar e seu braço-direito Eddie Sortudo.
Em Perdendo a Hora, Tainha manda seu despertador para consertar, e depois solicita a Zero para despertá-lo de manhã. Mas o soldado tem um plano para retardar sua saída da cama...
Em Devolução, Zero, por causa de uma simples toalha jogada no chão, vai mostrar ao Sargento Tainha o quanto pode ser irritante.
Depois de uma página com o Popeye, em Voluntário, Zero vai ajudar no hospital, e se passar por doente. Porém, com a marcação do Sargento Tainha, nem precisa se fingir de doente.
E, após uma história de duas páginas de A Arca dos Bichos, em Ataque Relâmpago, os soldados, seguindo ordens do General para ocupar uma cidade fictícia, podem estar cometendo um pequeno erro...
As histórias de uma página do Recruta Zero, que ocupam o restante da edição, levam a assinatura de Walker, e, particularmente, são as melhores do gibi. Creio que o gibi era melhor como era, com a compilação das tiras de jornal. Ficou muito a cara das revistas do personagem que eram publicadas pela Editora Saber nos anos 80 e 90: não tinham uma qualidade tão boa, e a edição das tiras, adaptadas para a página de gibi - cortando uma tira de jornal na metade, colocando o último quadrinho na "segunda linha" da página, a metade da segunda tira junto, e o restante da segunda tira na "terceira linha" da página - descaracteriza o formato tira original, e tem um quê de criminosa.
Mas, para quem quiser conferir, apesar de tudo, o gibi continua custando R$ 4,50. Espero que não façam o mesmo com o gibi do Popeye.
Para encerrar... vocês devem estar acompanhando o escândalo do leite adulterado que começou aqui no Rio Grande do Sul, certo? Bem, hoje coloquei meu personagem Teixeirão comentando o assunto - nesse momento, é o mais apropriado para esse assunto. Não sou muito acostumado com o formato charge, mas, infelizmente, temos de mostrar que não estamos por fora do assunto. Ainda mais que, na última ida ao supermercado, minha família comprou leite de uma das marcas adulteradas - felizmente, o lote não era dos que teve formol acrescentado. Onde já se viu?!
A tira também pode ser vista no blog próprio do meu personagem: http://naestanciadoteixeirao.blogspot.com.br/ .
É isso aí. Não ando nos meus melhores dias... espero que tudo seja diferente na próxima semana. Esta semana começou tão bem, e terminou tão mal...
Até mais!

Nenhum comentário: