quarta-feira, 8 de maio de 2013

Gasparzinho, Riquinho e Brasinha - demora e estreias!

Olá.

Estava demorando para chegar. Mas semana passada, finalmente chegou. E, ainda esta semana, chegou mais.
Estou falando dos gibis do Gasparzinho, do Riquinho e do Brasinha, pela editora Pixel Media, selo do grupo Ediouro. Mês de abril passou, e os gibis só chegaram no finalzinho do mês - não vieram junto com os gibis da Luluzinha e do Bolinha, que chegaram no início de abril. E, ainda por cima, já chegaram, no início desta semana, números novos correspondentes ao mês de maio. De todos os gibis da Pixel.
Bem. Para não perder tempo, é melhor ir falando aos poucos dos lançamentos.

Os gibis de abril dos personagens da Harvey Comics trouxeram histórias até melhores que as do mês passado. O mais que eu posso dizer é isso, por enquanto. Outras opiniões, ficam por conta de vocês, agora.
GASPARZINHO no. 9 traz as seguintes histórias: na história em três partes deste mês, Os Fantasmas Sem-Teto, o fantasminha camarada resolve ajudar um casal de fantasmas que teve seu lar demolido. Além da dificuldade em achar uma casa que possa fazer as vezes de mal-assombrada, o casal ainda está relutante em morar no campo, o que pode complicar as coisas para nosso amigo; em O Esqui Tristinho, Luísa, a bruxinha boa, perdeu sua vassoura, porém encontra uma ajudinha inesperada para impedir uma maldade de suas tias perversas; em Macaco de Imitação, o travesso Lelo encontra um amigo que não apenas imita tudo o que ele faz, mas que pode se tornar um bom parceiro de sustos; em Os Ajudantes da Cinderela, o Trio Assombro, entrando em no País das Histórias, resolve mexer um pouco nos rumos de uma historinha clássica - já está explícito no título qual; em Problema Fantástico, temos a estreia, na coleção, de Dagmar, a Bruxa Fantasma, cujo poder só faz efeito com fantasmas - e, nessa primeira história, a bruxa resolve mexer com um sapo-fantasma que é muito mais que um sapo; e em A Sombra Fugitiva, Gasparzinho vai ajudar uma sombra perdida que se comporta de um modo diferente de seus ocupantes - primeiro o Gasparzinho, depois o Lelo. Completam o gibi histórias curtas com Gasparzinho, Lelo, Luísa, o gigante Miudinho e o pônei-fantasma Luarino.
RIQUINHO no. 9 traz as seguintes histórias: O Stradivárius, o garoto mais rico do mundo tendo dificuldades para aprender música, e cedendo seu talento - e um instrumento musical muito especial - para alguém que merece muito mais que ele; Esquiando Confusões, com a gordinha e forte Bolota e a menina das bolinhas, Brotoeja, aprontando todas com um pobre homem em uma estação de esqui; em Vida de Cachorro, a esperta Tininha precisa armar um plano para garantir que transcorra a reunião das meninas de seu clube, mas o sucesso só vai ser possível com a ajuda de uma amiguinha que esteve doente; em Pinote, Riquinho, que está numa disputa hípica com seu primo maldoso Reginaldo, conhece um cavalo muito especial - e ainda precisa impedir uma maldade do mesmo Reginaldo; em Médico de Árvore estreia na coleção outro personagem, o pequeno Nico - que integra a turma da Tininha - que, em busca de um novo talento, vai bancar o médico, e, no seu diagnóstico, quase cai numa armação do travesso Sardento; em A Boneca Viva, Riquinho ganha um presente por engano, e vai se envolver nas maiores confusões para se livrar dele (convenhamos: até que o Riquinho fica bonitinho vestido de menina); em A Ajudante do Papai, a gordinha Bolota decide ajudar seu pai no trabalho, afastando gente inconveniente; mas ela pode estar atrapalhando o cara errado - alguém que seu pai está querendo ver; em O Tio Aprumado, Brotoeja vive uma aventura no circo, com outro de seus parentes excêntricos (e, outra vez, se saindo tão bem quanto ele); e, em O Relógio do Futuro, Riquinho compra uma estranha ampulheta, que o faz avançar no tempo, e depois o permitirá voltar para corrigir as trapalhadas que ocorreram nesse dia pra frente. Completam o gibi histórias curtas com Bolota, Riquinho e Tininha. Este gibi, agora é o que tem o maior mix de personagens - afinal, é Riquinho, Tininha, Bolota, Brotoeja, Nico... esqueci alguém? O do Gasparzinho ainda tem Gasparzinho, Luísa, Trio Assombro, Lelo, Luarino... Todos do mesmo universo do personagem principal, enquanto que os universos do Riquinho, da Tininha e da Brotoeja parecem distintos - esses personagens não se cruzam nas histórias. Já a Bolota podemos considerar do mesmo universo da Brotoeja.
BRASINHA no. 4 tem menos variedade de personagens - praticamente, só o diabinho esquentado e o gigante Miudinho. Histórias deste mês: Cadê o Meu Tridente?, Brasinha, depois de perder o seu fiel tridente, enquanto o procura, lembra os bons momentos passados com ele; em Dia de Aniversário, o diabinho, aprontando todas numa sexta-feira 13 (teoricamente, seu aniversário), conhece um ser que se diverte muito mais que o protagonista e suas travessuras; em Sou Durão, Tá?, Brasinha quer provar que é durão, mas tudo o que ele faz se volta a favor de suas vítimas - ele presta mais favores do que maldades; em Propriedade Quente, o diabinho faz de tudo para afastar dois empresários interessados em investir perto de sua caverna; em Tia Faísca, Brasinha recebe a visita de uma parenta sua, e precisa provar que é diferente do que é (será que vai dar certo?); em Na Terra da Mamãe Gansa, Brasinha, faminto invade uma casa, e, sem querer, leva o menino da casa junto em uma aventura pela terra dos versos infantis (só quem é versado em literatura infantil inglesa e desenhos animados antigos vai entender as histórias embutidas nessa história); em Uma Disputa do Outro Mundo, Brasinha disputa com um fantasminha (não é o Gasparzinho!) quem é mais cheio de truques e quem assusta mais; em Passando Mal... Para o Bem, o gigante Miudinho finge estar doente para não ter de ajudar as pessoas de Mimosópolis, mas, depois de tomar um remédio, acaba ficando doente mesmo - mas ajuda os seus amiguinhos mesmo assim; e, finalmente, em O Líder Nato, Brasinha deseja ser líder de um bando, mas parece que ninguém está disposto a obedecê-lo. Completam o gibi histórias curtas com Brasinha e Miudinho. E só, também.
Cada gibi continua a R$ 3,10. E tem mais por aí...
Para encerrar, hoje resolvi deixar com vocês uma historinha curtinha, bobinha e meio violenta com o nosso fantasminha camarada. Bem, é um desabafo assim, imaginado, da condição do Gasparzinho. Nas primeiras historinhas dele, desde os desenhos animados, era sempre o mesmo argumento do "Gasparzinho à procura de um amigo", e, sabem, o fato de as pessoas se assustarem ao vê-lo só podia deixá-lo frustrado quase todo o tempo.
E, antes que cobrem direitos autorais por ser um cartum não-autorizado, olhem a dedicatória que se segue após a minha assinatura. É uma "homenagem" ao personagem, pura e simplesmente. Para os criadores, Sy Reitt e Joe Oriolo, e para Alfred Harvey, que o popularizou nos quadrinhos. Mas sobre isso conversamos depois.
Até mais!

Nenhum comentário: