sexta-feira, 23 de novembro de 2012

RECRUTA ZERO 5 - comida, areia, tirinhas...

Olá.

Hoje tem mais quadrinhos no Estúdio Rafelipe. Ultimamente só tenho falado nisso. Mas vou aos poucos terminando de resenhar as últimas aquisições que fiz em matéria de livros, quadrinhos, etcétera.
Bão. Esta semana chegou às bancas mais um número do gibi do Recruta Zero!

Este lançamento da editora Pixel Media – selo do grupo Ediouro – faz parte da nova série de quadrinhos clássicos que agora é o carro-chefe da editora. Assim como o novo gibi do Popeye, o gibi do Recruta Zero nada mais é que um almanaque de periodicidade bimestral (já confirmada) com tiras e páginas dominicais dos principais personagens humorísticos da King Features Syndicate, a maior corporação distribuidora de quadrinhos do mundo.
E, nos gibis do Popeye e do Recruta Zero, já saíram os seguintes personagens: O Recruta Zero, Hagar, o Horrível, Zezé & Cia., A Arca dos Bichos, Sam & Silo, Zé Fumaça, Popeye, Blondie, Pinduca, Krazy Kat, Touro Sentado. Quase todos esses personagens estavam há algum tempo fora do circuito editorial brasileiro – a maioria já faz anos que não é publicada em jornais. E este mês tem mais estréia na coleção!
Mas... será que o pessoal da Pixel Media lê este blog? É o que me pergunto, pois, quando eu resenhei o último número do gibi do Recruta Zero, eu desejei que a capa do presente número fosse amarela e... olha só. Agora só falta que a capa da próxima edição seja lilás, e que a outra seja anil. Aí, completa as cores do arco-íris.
Bem.
O gibi número 5 abre com o Recruta Zero, em A Dieta do Sargento Guloso. Nesta sequência de tiras, vemos o lado mais conhecido do algoz do recruta preguiçoso, o Sargento Tainha: o lado glutão. Além de ser o único que gosta da comida da cantina do quartel, o velho sargento sempre dá um jeito de forrar o estômago fora de hora. Como todas as tiras e páginas do Recruta Zero do gibi, as tiras foram produzidas por Mort Walker (criador do personagem) e seu filho Greg.
A seguir, a estréia deste mês: Crock e os Legionários, de Brant Parker e Bill Rechin. Esta tira foi riada em 1975, pelo co-criador de outra famosa tira. Parker foi o artista da série O Mago de Id, escrita por Johnny Hart (famoso também pela filosófica tira B. C.). Crock foi a tira solo de Parker, escrita por ele e desenhada por Rechin, cujo traço canhestro e minimalista é, no mínimo, apenas “essencial” para o humor da tira. Crock é uma espécie de Recruta Zero ambientada no contexto da Legião Estrangeira, a famosa força paramilitar francesa que atua nas regiões desérticas do norte da África. O personagem título é o comandante de um forte da Legião Estrangeira, autoritário e trapalhão. A tira trata de todos os aspectos possíveis da vida de agruras dos soldados da Legião Estrangeira: longas e cansativas marchas pelo deserto, com o risco de se perder, falta de mantimentos, os soldados questionando os superiores, guerras, falta de mulheres... tudo tratado com o humor típico da King Features. As tiras tem texto de Parker e desenhos de Rechin.
Após uma página curta do Recruta Zero, chega Hagar, o Horrível. Em Educando Hamlet, o viking beberrão dá conselhos para seu filho intelectual e sensível – alguns desses conselhos são típicos de um Homer Simpson, portanto furados para quem preza a correção política. As tiras, assim como o restante das aparições do personagem neste gibi, foram produzidas por Chris Browne, filho e continuador do criador do personagem, Dik Browne.
Depois de outra página com Recruta Zero, é a vez de Popeye. Em Morrendo de Ciúmes, vemos várias páginas onde o marinheiro comedor de espinafre se envolve em brigas por causa de Olívia Palito, sua namorada, algumas delas envolvendo o rival Brutus. Todas as páginas foram produzidas por Bud Sagendorf, continuador do criador, Elsie Segar.
Depois de mais uma do Recruta Zero, chega Zezé & Cia, várias páginas dominicais com situações com uma das famílias mais querida dos comics. Roteiros de Brian e Greg Walker e desenhos de Chance Browne, filhos dos criadores da tira, Mort Walker e Dik Browne.
Depois de outro curta com o Recruta Zero, Hagar volta com Hora de Comer!. Situações em que o viking é visto se excedendo na comida e tendo seu peso questionado pela esposa Helga. Mas quem manda ela cozinhar tão bem?
Depois de uma página corta com A Arca dos Bichos (de Addison – pseudônimo de Mort Walker – e Frank Johnson), quem chega ao gibi é Sam & Silo, apresentando trás com o personagem O Poeta, uma espécie de artista incompreendido, de bata e chapelão, que só encontra na freira Irmã Agnes alguém que o compreenda. Por Jerry Dumas.
Depois de outra página do Recruta Zero (com a participação especial do Papai Noel), uma nova rodada de Crock e os Legionários.
E, depois de outro curta de A Arca dos Bichos (Addison apenas), o Recruta Zero conclui o gibi com a sequência Vida de General Não é Moleza, estrelada pelo General Dureza, em suas tentativas infrutíferas de manter a ordem e o respeito a ele dentro do quartel Swampy.
O gibi continua com o preço módico de R$ 4,50. Por menos que isso, você não compra o gibi do Homem-Aranha ou um mangá ordinário, mas se diverte muito mais.
Qual será a cor da capa do próximo número? E qual será a próxima tira da King Features que vai entrar na coleção? Será que veremos aqui mais páginas com Pinduca e Krazy Kat? Teremos mais Crock e Touro Sentado? Será que veremos, por exemplo, Os Sobrinhos do Capitão, O Mago de Id ou B. C. aqui?
Para encerrar, vou colocar aqui algumas tiras mais recentes da minha personagem infantil, a Letícia. Estas já foram publicadas no blog próprio dela, o http://leticiaquadrinhos.blogspot.com.br/. Já faz algum tempo que não colocava a Letícia aqui, e já era preciso completar aqui o arco já iniciado.
Fazer tiras é divertido, ainda mais quando não temos editor nos dizendo o que devemos colocar nesse espaço ou não. Por hora, eu sou meu próprio editor. É pena que o mercado de tiras de jornal do Brasil não seja parecido com o americano, onde ao menos há mais garantia de que uma tira de HQ seja publicada nos principais jornais locais, afinal, nem mesmo temos um syndicate nos moldes da King Features. Buá!
Até mais!

Nenhum comentário: