terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 de novembro...

Olá.
Hoje é dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. Data escolhida para homenagear a raça negra, que ajuda a colorir a diversidade cultural brasileira.
Infelizmente, o preconceito racial ainda não acabou. Infelizmente, ainda temos negros na marginalidade. Infelizmente ainda há gente que insiste em deixar os negros em segundo plano, na posição de "empregada de novela". E é essa situação que precisamos mudar. O dia 20 de novembro foi aprovado justamente para incitar essa reflexão. Porém, em algumas cidades brasileiras, o dia é lembrado como mais um feriado.

Eu sou polêmico quando afirmo: eu acho que o dia 20 de novembro não deveria ser feriado. É até relevante o 20 de novembro, uma data mais significativa que a data que os negros antes tinham, o 13 de maio, data da Abolição da Escravatura. Quer dizer, a abolição foi abolida, mas os negros acabaram jogados ao léu, ao Deus Dará, sem nenhum direito além da liberdade, em 1888. Os negros desde então tiveram de lutar pelos seus outros direitos: emprego, educação, salário digno, as mesmas condições de vida dos brancos.
É por isso que eu não acho justo que 20 de novembro seja feriado: depois de tudo o que os brancos fizeram a eles nestes quase 500 anos de história, seria justo que os brancos tivessem o direito de desfrutar do feriado do Dia da Consciência Negra? Eu acho que não. Além do quê, já temos feriados demais.
Bem. Deixando de lado a polêmica, dia 20 de novembro é a data em que o líder Zumbi dos Palmares, do quilombo dos Palmares, foi morto em luta contra os portugueses em 1695. É o dia de se refletir sobre a necessidade da superação do preconceito racial, da busca de uma cultura de paz e tolerância, em que todos tenham oportunidades iguais, as mesmas condições de alcançar seus sonhos, sem barreiras físicas ou psicológicas.
Foi pensando nisso que elaborei estas duas ilustrações, para elevar a auto-estima dos negros que estão nesse momento lendo este blog.
A versão destas mesmas ilustrações, para colorir, pode ser acessada no blog onde eu também colaboro, o Educar é Viver (http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/). A versão colorida que vocês veem aqui pode servir de guia de cor. São simples, como deveria ser a superação da intolerância e a construção da cultura de paz.
Vamos parar de reclamar, Brasil. Vamos agir!
Até mais!

Nenhum comentário: