terça-feira, 25 de setembro de 2012

RECRUTA ZERO 4 - relaxando um pouco, mas tá bão

Olá.

O mês de setembro está chegando ao fim. As eleições se aproximam. Mas os fãs de quadrinhos ultimamente estão ficando bem supridos, graças às grandes iniciativas do mercado editorial. Embora não estejamos vendo – ainda – gibis brasileiros sendo bem-sucedidos nas bancas, ao menos de quadrinhos estrangeiros – sobretudo clássicos – estamos abastecidos e não temos do que reclamar.
A Pixel Media, selo do grupo Ediouro, está investindo bastante em quadrinhos clássicos a preços acessíveis. Além da Luluzinha clássica, já estão nas bancas os gibis do Recruta Zero, do Popeye, do Gasparzinho e do Riquinho.
Bem, pessoal, acaba de chegar nas bancas o quarto número do gibi do Recruta Zero. E ele, nesse momento, está confirmado como bimestral. Sem mais pegadinhas ou coisas do gênero.

Para quem chegou agora, o gibi do recruta Zero traz, num ambiente de almanaque, quadrinhos de alguns dos mais conhecidos personagens da megacorporação King Features Syndicate, maior distribuidora de tiras de HQ do mundo. Os grandes destaques, evidentemente, são o Recruta Zero de Mort Walker e o Hagar, o Horrível, de Dik Browne. E Zezé & Cia, criado pelos dois.
Na edição deste mês, houve um relaxamento de tensão. Este mês, só os personagens que já debutaram na publicação; nenhuma estréia, nenhuma novidade, só os de sempre. Recruta Zero, Hagar, Zezé & Cia, Arca dos Bichos, Sam & Silo e Popeye. Este mês não temos nem Blondie, nem Pinduca, nem Krazy Kat.
Todas as tiras, com exceção do Recruta Zero, foram produzidas por continuadores dos desenhistas originais. As tiras do Recruta Zero ainda são produzidas por Mort Walker, com a ajuda do filho Greg; as do Hagar, pelo filho de Dik Browne, Chris; as do Popeye, por Bud Sagendorf, sucessor (e genro) de Elsie Segar, criador do marinheiro; as de Zezé & Cia, por Brian e Greg Walker e Chance Browne (familiares dos criadores); Sam & Silo, por Jerry Dumas (a tira é escrita por Mort Walker); e A Arca dos Bichos, por Addison (pseudônimo de Mort Walker) e Frank Johnson. Já avisando todo mundo.
Bão. Já virou praxe que, a cada gibi do Recruta Zero, nas tiras do indolente soldado do quartel Swampy, um personagem ganhe destaque a cada sequência de tiras. Já tivemos sequências próprias com o Zero e o Sargento Tainha, com a Dona Tetê (e seu namoro com Zero), com o Dentinho, com o Tenente Escovinha e com Oto, o cão do Sargento Tainha. Este mês, os personagens a ganharem destaque foram o cozinheiro Cuca e o General Dureza, com sua esposa Marta. A mesma regra vale para as tiras do Hagar, onde um determinado personagem ganha destaque. Além do próprio Hagar e da esposa Helga, bem como o ajudante Eddie Sortudo, já ganharam destaque em sequências próprias a filha Honi e o cachorro Snert. Este mês, os destaques são o filho intelectual Hamlet, sua quase-namorada Hérnia e o doutor Zook. E a mesma regra para Zezé & Cia: já ganharam destaques os lixeiros Zeca e Fiapo, o filho adolescente Zozó, a bebê Zezé, o vizinho Zé Preguiça e o cachorro Dógui. Este mês, o destaque fica pro filho Zuzu.
Bão, chega de papo furado.
O gibi começa com o Recruta Zero, e a sequência com o cozinheiro Cuca, A Hora do Rancho!. Mal encarado, anti-higiênico e com gosto duvidoso para a culinária, Cuca tem sua comida abominada pelo pessoal do quartel – exceto o Sargento Tainha, o único que come as gororobas do Cuca com gosto. E o pior: às vezes, Zero auxilia na cozinha do quartel – um dos castigos que ele recebe é justamente descascar as batatas.
Após uma história rápida do Popeye, o gibi prossegue com Hagar, em De Volta ao Lar!. Tiras do viking e sua convivência com a autoritária Helga.
Depois de outra história rápida com o Tenente Escovinha, é a vez de Zezé & Cia, com Feriadão!. Aparentemente, as tiras deveriam mostrar a família de férias, porém as primeiras páginas trazem situações mais triviais; a família só curte o “veranico” nas páginas finais da sequência.
Duas histórias curtas em sequência: uma com o Popeye, e outra com o Dentinho, o amigo idiota do Recruta Zero. Daí, a primeira sequência de Sam & Silo, Rotina Preguiçosa. Os incompetentes policiais de Lagoa dos Patos deixam, infelizmente, a revista meio parada, com suas situações um tanto repetitivas – pelo jeito, Lagoa dos Patos é uma cidadezinha muuuito pacata.
Após outra história curta com o Popeye (ou melhor, uma história solo com o Brutus – que fica esquisito no traço de Sagendorf, quase irreconhecível – e sua mãe), o gibi continua com A Arca dos Bichos, páginas com a vida do capitão e dos bichos antropomorfizados que integram a tripulação da arca.
Após mais um curta com o Recruta Zero, Hagar retorna, com Dr. Zook Atende em Domicílio. Situações com o Viking e suas consultas com o misterioso médico, sempre encapuzado (só com o nariz de fora) e trazendo prescrições médicas familiares aos leitores de hoje. Sem falar no preço das consultas...
A sequência seguinte é com o Zero. Esconde-esconde é o soldado raso sempre dando um jeito de fugir do trabalho e se ocultar do Sargento Tainha.
Após mais um curta do Popeye, mais Hagar. Em Hamlet namorando firme, o intelectual filho de Hagar tem suas conversas com Hérnia, uma menina briguenta e valentona que se autodeclarou namorada do menino – e dizer não a isso é completamente inútil.
Em seguida, mais Sam & Silo. Se arranjando na cozinha traz os dois policiais... hum... o subtítulo já diz tudo.
Zezé & Cia volta na sequência com Piadas do Zuzu, situações com o filho do meio da família, o irmão gêmeo da menina Zizi. Ele ainda não é tão ousado quanto o adolescente Zozó, e já não é mais tão infantil quando a pequena Zezé, mas ele já apronta das suas. Se é assim, na próxima edição a gêmea Zizi vai ter sua própria sequência de tiras.
E, após mais um curta com o Popeye, o gibi termina com O General Dureza e sua Cara Metade. É na base bem conhecida: o General pode ter milhares de homens ao seu comando, mas, em casa, a palavra final é sempre “Sim, senhora”. E quem cumpre essa função é a esposa, Marta. O casamento já não vai mais tão bem quanto antes, mas não tem jeito...
Não dá pra dizer que a qualidade do gibi continua superior. Mas diverte, principalmente quem é fã de personagens clássicos. E o preço continua módico: R$ 4,50.
Agora vamos ver se o gibi do Popeye terá continuidade nas bancas, talvez alternando com o gibi do Recruta Zero. E se o Recruta Zero continuará mesmo. E qual vai ser a cor da capa do próximo número? Tomara que seja amarela.
Para encerrar, trago a vocês a mais recente sequência de tiras dos Bitifrendis. O arco mais recente, que está empurrando a estréia da personagem Ionara no blog próprio dos meus personagens praianos, ainda não acabou. (quem acompanha a série pelo Estúdio Rafelipe já conhece a Ioara) Mas juro que este é o último arco – e a estréia da Ionara vai ser na tira número 100. Já está previsto. Pensei que ia ser na tira 70, na 80, na 90... mas vai ser mesmo na 100. Enquanto isso, Carlão e Sidnelson vivem seus últimos dias como homens “solteiros”. Continuem acompanhando!
É isso aí, gurizada. Aguardem novidades!
Até mais!

Nenhum comentário: