sábado, 15 de setembro de 2012

GASPARZINHO E RIQUINHO - confirmados!

Olá.
Estão confirmados. Os novos gibis do Gasparzinho e do Riquinho, lançados pela editora Pixel Media no mês passado, não apenas tiveram asseguradas sua continuidade nas bancas como sua periodicidade mensal.
Para quem chegou agora, os clássicos personagens, publicados dese os anos 50 pela editora americana Harvey Comics, ganharam um novo gibi, pela editora Pixel Media, selo do grupo Ediouro, que está colocando nas bancas uma nova linha de quadrinhos clássicos para novas gerações. A editora começou relançando os gibis da Luluzinha e do Bolinha clássicos; depois, veio com o Recruta Zero, o Popeye e, no bojo, vários personagens da King Features Syndicate que estavam fora do circuito editorial brasileiro há algum tempo; e agora, os personagens da Harvey Comics, distribuídos pela Classic Media, que também redistribui as HQ da Luluzinha.

É bom lembrar que estes gibis vem com nova tradução, adaptação e as aventuras não são publicadas com créditos e/ou sequência cronológica. No caso dos gibis da Harvey, os créditos nem tem importância, já que as histórias eram feitas por ghosts, artistas não-creditados (em si já é um trocadilho: o gibi de um fantasminha desenhado por artistas fantasmas... uuuh!). Aliás, dizer que Alfred Harvey, o fundador da editora, teve alguma participação nas histórias, é o mesmo que dizer que é o Maurício de Souza, em pessoa, quem desenha todas as histórias da Turma da Mônica.
Não que isso importe, certo? O certo é que estão nas bancas estes gibis, com aventuras infantis, cheias de nonsense e uma fina ironia, não-agressiva, especialmente para crianças pequenas.
Bão. É bom destacar, de cada gibi, as histórias mais importantes, como eu venho fazendo com os gibis da Luluzinha.
GASPARZINHO no. 2, com as aventuras do fantasma que quer fazer amigos ao invés de assustar as pessoas, traz como destaques as histórias: A fuga, uma confusão gerada quando Luísa, a bruxinha boa amiga do fantasminha camarada, decide fugir da casa de suas tias, bruxas más, e depois voltar; O Cavalo Voador é uma aventura de Gasparzinho e do cavalo-fantasma Luarino no espaço, quando eles tentam consertar uma confusão nas estrelas; Mágica Trágica é o travesso Lelo arruinando e depois, com a ajuda de Gasparzinho, salvando o show de um mágico; na história em três partes este mês, O Velho Tio Ocludo, o citado parente de Gasparzinho, um cientista maluco ectoplásmico, presenteia o sobrinho com uma bicicleta fantasma, mas, devido aos, digamos, efeitos colaterais que o aparelho ectoplásmico provoca nas pessoas, esse mesmo tio altera o presente para outros aparelhos, mas sempre com resultados desastrosos e/ou absurdos; Boas Intenções traz Luísa fazendo uma de suas intranquilas tias se sentir melhor - mas não da forma como ela realmente gosta; e Hip-hip buuu-rra! é Gasparzinho fazendo um "intercâmbio", a mando de seus tios, em outro país. O gibi se complerta com histórias curtas, de uma ou duas páginas, de Lelo, Luísa e do Trio Assombro.
Já RIQUINHO no. 2, com as aventuras do menino mais rico do mundo, traz os seguintes destaques: Baixaria na Pescaria, o implicante primo de Riquinho, Reginaldo, tentando estragar a diversão do menino e de seus amigos humildes; Duarte, o nosso Mordomo, é Riquinho outra vez testando a eficiência no notório faz-tudo da casa, desta vez nos esportes; Cruzeiro Maneiro é novamente Reginaldo aprontando pra cima de Riquinho e seus amigos, desta vez em alto-mar; O Toque Dourado, Riquinho adquirindo e testando as consequências da lendária capacidade do Rei Midas (nova participação do Reginaldo); O Primo Fajutão, Riquinho recebendo a visita de mais um de seus parentes - e se dando mal, pois se trata de um aproveitador; Lições de Direção é a história solo com o mordomo Duarte, ensinando a mãe do garoto a dirigir (e sem bons resultados); e, na história em duas partes do mês, A Máquina da Juventude, Riquinho, na tentativa de proteger um invento secreto - uma máquina fotográfica com uma capacidade incomum - de espiões, mostra que também é meio agente secreto, fazendo uso de aparatos tecnológicos inusitados. Completam o gibi histórias curtas com Riquinho, a gordinha Bolota (junto com a menina Brotoeja) e do Gasparzinho.
Cada gibi sai por R$ 3,10. Diversão para as crianças de todas as idades, não importa o que digam os "esquerdistas" críticos de quadrinhos. Principalmente sobre o Riquinho, um símbolo do lado nefasto do capitalismo. Mas esperamos que nos próximos números dos gibis apareçam histórias com outros personagens célebres da Harvey, como o pato gigante Zezinho, o menina Tininha e o diabinho boa-praça Brasinha (como pude deixar de citar o Brasinha na primeira postagem?!).
Para encerrar: como faz tempo que não coloco aqui no blog, aqui vai uma sequência inédita de tiras dos Bitifrendis, já publicada no blog deles. Com tudo aquilo que pode atrapalhar seu banho de mar.
E sigo sempre correndo contra o tempo, para não faltar tiras em meu estoque para publicar. Sabem, tenho quatro blogs para abastecer, e as postagens são concomitantes um ao outro. Quando escrevo no Estúdio Rafelipe, sempre abasteço também o Blog da Letícia, o Blog dos Bitifrendis e o novíssimo Blog do Teixeirão. Eu não brinco em serviço, mostro que sei respeitar os meus eventuais fãs. Não sou de deixar meus blogs parados.
Ah, falando nisso: quer ver seu blog ou site pessoal propagandeado aqui? Deixe o link do mesmo em um comentário em um de meus blogs ou no e-mail: rafaelgrasel@yahoo.com.br/. Você garantirá, no mínimo, mais um leitor para o seu blog! E é "de grátis", ao menos por enquanto.
Até mais!

Nenhum comentário: