quarta-feira, 2 de novembro de 2011

LULUZINHA ESPECIAL - Quiac, quiac, quiac!

Olá.

Nesta semana, nas bancas de todo o Brasil, chegou mais uma edição de Luluzinha clássica.

Não, os gibis normais ainda não chegaram: provavelmente chegam no final desta semana. O que chegou foi uma edição especial da Luluzinha clássica, também publicada pela Pixel Media (braço de quadrinhos do grupo Ediouro), atualmente encarregada desse serviço.

Essa edição aproveitou a ocasião do Dia das Bruxas, neste último dia 31 de outubro, e publica algumas histórias com as bruxas Alcéia e Meméia.


Essas bruxas, como todo fã de Luluzinha sabe, são as bruxas que frequentemente aparecem nas historinhas malucas que Lulu conta para entreter o Alvinho, espezinhando a vida do "avatar" da menina, a "Pobre Menininha". No original em inglês, o nome da bruxa Alcéia é Hazel, um nome de bruxa bastante comum nas histórias americanas. Outra curiosidade é que o nome em português, Alcéia, nas edições recentes, não perdeu o acento no E, apesar da nova ortografia vigente determinar que o nome não deveria ter mais o acento.

Bem, mas o fato é que a malvadona bruxa Alcéia e sua sobrinha, a pestinha Meméia, que seguem o tradicional estereótipo das bruxas malvadas, são ainda muito populares entre os fãs de Luluzinha. Principalmente Alcéia e seu riso que mais parece um cacarejo: quiac, quiac, quiac!

Bem. A presente edição traz seis historinhas - todas contadas por Lulu - onde aparecem Alcéia e Meméia, ou Alcéia sozinha, os as duas juntas. E mais quatro historinhas curtas com as personagens, em um traço mais rústico que as demais - feitas, provavelmente, pelos desenhistas não-creditados (ghosts) que trabalhavam na equipe das revistas - todo mundo sabe que, em relação a Luluzinha, só três nomes são conhecidos: o da criadora da personagem, Marjorie (Marge) H. Buell, e o dos artistas John Stanley e Irv Tripp, que cuidaram das historinhas dos gibis por muitos anos.

Bem. As principais historinhas são: A Terrível Bruxa Alcéia!, que parece ser a história de estreia da personagem (a da estreia de Meméia foi publicada no número 1 da nova coleção), onde Lulu conta a Alvinho o que acontece com crianças que cismam em fugir de casa; Bruxa Alcéia e a Trepadeira Maligna! mostra um plano maluco de Alcéia para ficar rica raptando uma menina; A babá da Meméia! mostra a Pobre Menininha convocada, contra sua vontade, para cuidar da bruxinha enquanto Alcéia está fora; Calvinho, o Filho da Bruxa Alceia, traz Alvinho inserido como um personagem da historinha do dia, no papel de um menino gigante e pestinha que faz atrocidades com a probre Lulu (desconto para a colorização, que não valorizou a sombra do menino); O Feitiço da Meméia! mostra o que acontece se em um momento nos declaramos fartos da nossa vida - de todos os aspectos de nossa vida, todos mesmo; e O Castelo da Bruxa Alcéia traz Lulu sendo raptada pela bruxa, e sendo obrigada a limpá-lo - e o rapto é feito com um aspirador de pó!!

E em só uma das historinhas do gibi aparece o Bolinha.

E o gibi, como tem acontecido desde o retorno da coleção, vem com um livrinho de pasatempos! Capa abaixo:

O Haloween, com Luuzinha, não tem fim. O gibi custa R$ 3,50. Confiram por si mesmos: é o bem-vindo retorno de um tempo em que a gente era feliz e não sabia.

Para encerrar, resolvi fazer dois desenhos - ou melhor, refazer dois desenhos.

É que, em 2007, o Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria - Quadrinhos S. A., fez uma exposição de cartuns tendo por tema o Saci Pererê, cujo dia também se comemora no dia 31 de outubro. O saci, representante mais do que digno do folclore brasileiro, tenta fazer frente ao Dia das Bruxas, verdadeira importação da cultura dos Estados Unidos. Nada como valorizar a cultura local, não?

Bem. Como eu não fiquei com os originais dos desenhos que fiz para a ocasião - mas recordo bem como eram os desenhos - , resolvi refazer alguns deles para esta ocasião. E, desta vez, coloridos a lápis de cor.
É isso aí: Saci Pererê, o grande herói do folclore brasileiro!

Até mais!

Nenhum comentário: