quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TURMA DO GABI, opção de presente para as crianças!

Olá.
No momento em que escrevo, é dia 12 de outubro, Dia da Criança e de Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil.
Bem. Como a data mais lembrada hoje é o Dia da Criança, hoje volto a falar de HQ infantil. Na verdade, é uma sugestão que eu faço de presente para os pequenos: revistas em quadrinhos, com o intuito de despertar neles o gosto pela leitura e pela Nona Arte.
Está comprovado: quem se acostuma a ler revistas em quadrinhos logo cedo, começando pelos gibis infantis clássicos – como Turma da Mônica, Luluzinha, etc. – mais tarde vai procurar outros personagens, e, aos poucos, vai se acostumando a ler de tudo, e até mesmo, mais tarde, opte por produzir quadrinhos. Pelo menos, foi o meu caso.
Bem. Hoje, volto a falar de um quadrinho nacional menos célebre, mas não menos conhecido: A TURMA DO GABI, de Moacir Torres.

Bem, eu já falei dessa revista anteriormente aqui no Estúdio Rafelipe. E do trabalho de Moacir Torres e seu estúdio, o EMT Estúdio, de Indaiatuba, SP, que distribui trabalhos de HQ e ilustração para diversas editoras de todo o Brasil. O autor, nascido em Agudos, SP, em 1957, produz material para revistas de jogos e atividades infantis – que podem ser facilmente encontrados em bancas de revista e outros estabelecimentos comerciais que distribuem revistas (não por acaso, muitas das ilustrações produzidas por Moacir Torres retratam seus personagens com lápis coloridos nas mãos). E o EMT Estúdio está aberto para licenciamento de seus personagens.
A criação máxima de Moacir Torres, o menino Gabi, data de 1976 – no último dia 4 de outubro, ela completou 35 anos. A aparência do personagem, quando surgiu, era bem diferente da atual, mas já era parecida. E o restante da turma foi aparecendo aos poucos.
Bem. Os principais personagens que compõem a Turma do Gabi são: o menino Gabi, um garoto aparentemente normal, como qualquer criança, sem muitas qualidades especiais além do senso crítico e da inteligência; seu cachorrinho, o esperto Fred; a menina Geninha, amiga para todas as horas; o também esperto (e um tanto atrapalhado) Serginho Bacana, um garoto dentuço e cheio de idéias, sempre acompanhado de Chapinél, o bonezinho falante; o palhaço Piruquinha, o aspirante a grande estrela do circo; o caipirinha Lorenço, um menino meio preguiçoso, e seu mascote, o porquinho Fuça-Fuça; e diversos outros personagens que vez por outra interagem com o personagem principal, entre animais, seres esquisitos, robozinhos e alienígenas.
As historinhas em quadrinhos se caracterizam por comportarem, além da exploração de sonhos, brincadeiras e anseios infantis, de roteiros bem bolados, com um humor simples, com pitadas de ironia e até de crítica social e de promoção à preservação do meio-ambiente. É o mundo visto sob a ótica das crianças – por isso, as crianças vão gostar.
Moacir Torres também criou personagens independentes como Belzinha e as Maluquinhas; o gato Malucats; Os Anjitos; e muitos outros.
No blog da Turma do Gabi (http://turmadogabi.blogspot.com/), dá para encontrar, além de histórias em quadrinhos e ilustrações comemorativas, muitos desenhos para pintar, quebra-cabeças para imprimir e montar, brindes e promoções.
Diversas editoras já publicaram revistas em quadrinhos da Turma do Gabi – entre elas, a editora Júpiter 2, do insistente José Salles. Pois, recentemente, foi lançado o quarto número do gibi do Gabi pela Jupiter 2.
Bem. Chegou o tempo de fazer uma breve explanação dos gibis da Turma do Gabi publicados pela Jupiter 2. Os argumentos das histórias são de Julio Maga e Moacir Torres, que também cuida da direção artística. As histórias, entretanto, que originalmente são coloridas, saíram nessas publicações em tons de cinza (as versões coloridas das historinhas podem ser encontradas no blog da Turma do Gabi).
TURMA DO GABI 1
Lançado em junho de 2009.
Contém as seguintes historinhas: Fisicão, em que Fred, a exemplo do cachorro Rintintin (o astro dos filmes de faroeste), decide entrar em forma, mas sem muitos resultados; O Nosso Terror, mostrando que pode haver algo muito mais assustador que o túnel do terror dos parques de diversões; O Micro Empresário, Serginho Bacana tentando ganhar dinheiro mas se atrapalhando todo; Tortadas, ou o revide dos colegas de Piruquinha às palhaçadas no show do circo; Lorenço e Fuça-Fuça, mostrando qual é a função real do porquinho na vida do caipirinha, dentre os outros animais do sítio; Sem Saída, Serginho Bacana criando encrencas enquanto empina sua pipa; e Dia de Vacina, Gabi levando Fred ao veterinário. Completam a edição historinhas curtas de Lorenço, Gabi e Sérgio Bacana, tirinhas e página de passatempos.
TURMA DO GABI 2Lançado em março de 2010.
Contém as seguintes historinhas: A Profa. Simone, uma nova professora dá aos educadores uma dica de como controlar uma turma realmente bagunceira; Vida no Campo, a visita de Gabi ao sítio de Lorenço; Meu Amigo Tataru, a história da amizade entre Gabi e um novo bicho de estimação encontrado na praia. Completam a edição historinhas curtas de Lorenço, Sérgio Bacana e Os Anjitos e página de passatempos.
TURMA DO GABI 3
Lançado em dezembro de 2010.
Além da breve biografia do autor, apresenta as seguintes historinhas: O Lado Bom da Vida, ou a turminha mostrando a um garoto rico e sozinho a alegria da juventude; Meu Planetinha, ou Gabi hospedando temporariamente em sua casa um alienígena meio sacana (e que se assusta com o que os humanos estão fazendo aos nosso pobre planeta azul); Que Dia Duro!, Lorenço vendo (ou melhor, não vendo, já que ele acabou dormindo) o dia passar sem ele perceber; e Um Amor Bacana, Sérgio Bacana se atrapalhando todo para tentar conquistar uma garota. Completam a edição historinhas curtas de Fred e Gabi e tirinhas dos personagens.
TURMA DO GABI 4
Lançado em julho de 2011.
Traz as seguintes historinhas: Fazendo a Nossa Parte, Gabi ensinando um menino a importância de jogar lixo no lixo, apesar de todos jogarem lixo no chão; Geninha, Nossa Melhor Amiguinha, quando os meninos se encantam com uma garota nova na vizinhança e acabam esquecendo de Geninha – porém, quando descobrem que a tal garota não é exatamente o que eles pensavam, eles percebem a importância da amiga em suas vidas; Juca Nalha, Sérgio Bacana mostrando que está preparado para o caso de um bandido entrar em sua casa. Completam a edição historinhas curtas de Sérgio Bacana, Gabi, Fred e página de tirinhas. E uma ilustração especial de Moacir Torres homenageando o Homem Lua de Gedeone Malagola.

Para adquirir essas e outras edições da Júpiter 2, escrevam para José Salles: smeditora@yahoo.com.br. Saibam mais sobre publicações da editora em www.jupiter2hq.blogspot.com/. As revistas custam apenas R$ 3,00 cada.
Uma bela opção de presente para o Dia das Crianças: coloque junto com os brinquedos um gibi da Turma do Gabi. Você estimula a criança a ler quadrinhos e ainda por cima valoriza as HQ Brasileiras!
Para encerrar, mais quatro tiras inéditas de Letícia. Para essas e outras tiras, acessem: http://leticiaquadrinhos.blogspot.com/. E garanto a vocês: estamos perto do fim desse arco de tiras!


Ah: e aguardem! Em breve, o Blog da Letícia estará de aniversário!
Até mais!

Nenhum comentário: