domingo, 9 de outubro de 2011

RAIO NEGRO 13 - a primeira aventura a gente nunca esquece!

Olá.

Esta semana, recebi mais um pacote de revistas da editora Júpiter 2, do sempre perseverante José Salles.

Pois, entre elas, vou falar hoje da mais emblemática: em agosto de 2011, agora, saiu a edição número 13 da revista RAIO NEGRO!!!


A coleção ainda está recuperando o material produzido pelo criador do personagem, Gedeone Malagola. Enquanto não saem mais histórias inéditas - fruto dos roteiros inéditos que Malagola deixou antes de morrer, em 2008, conforme visto nas edições 9 e 10 - , José Salles continua reeditando as aventuras originais de Raio Negro e Homem Lua.

Na edição anterior, foi publicada a terceira das três únicas aventuras de Hydroman produzidas por Gedeone. Mas ainda existe muito material do Raio Negro e do Homem Lua.

Falando neste, a principal atração da revista é justamente o Homem Lua. E não se trata apenas da mais longa aventura publicada até agora na coleção: Esta aqui é a primeira!

Sim! Na edição número 11, vimos a primeira aventura do Raio Negro: e da mesma revista onde foi originalmente publicada, a Raio Negro no. 1, editada pela Gráfica Editora Penteado (GEP) em 1965, foi tirada a primeira aventura do Homem Lua.

Aliás: sabiam que o Homem Lua quase teve sua revista própria pela GEP? É que, quando Malagola criou o personagem, a intenção era lançá-lo como título próprio pela GEP; porém, o então diretor artístico da editora, Jayme Cortez, não gostou do herói, e pediu que Maagola criasse outro às pressas. Ele lhes passou material de referência - revistas do Lanterna Verde e do Flash, da DC Comics - , e Malagola criou, assim, o Raio Negro. E o resto é história.

Bem. O presente gibi da Júpiter 2 traz duas aventuras. A primeira é a primeira do Homem Lua. Não é, entretanto, a sua origem, que Malagola nunca se deu ao trabalho de contar nas histórias posteriores. Na sua primeira aventura, o Homem Lua auxilia uma jovem, Joana Torres, a esclarecer os motivos de uma série de atentados contra a vida desta. E os motivos estão ligados a um tesouro, escondido pelo falecido tio da moça, e cujo segredo está em um anel. E esse anel está sendo cobiçado por uma quadrilha liderada pelo advogado do falecido tio que, ao cuidar do espólio do finado, descobre o segredo do tesouro. A aventura se passa em dois locais: no primeiro momento, na cidade, e no segundo, na selva, onde o Homem Lua vai ajudar Joana a procurar o tesouro. E mais: o Homem Lua mostra, já, que é temido até mesmo pelos índios da região - ele, que até mesmo é adoradocomo um deus. E, nesta aventura ainda, vislumbramos rapidamente aquele que pode ser o verdadeiro rosto do Homem Lua, sem o globo na cabeça! Prestem atenção! E deem desconto ao roteiro meio arrastado e mal-ajambrado.

A segunda aventura é do Raio Negro. Esta história foi republicada a partir da edição especial lançada pela editora Grafipar, em 1982 - Salles não descobriu em que edição da GEP ela foi publicada pela primeira vez. Nela, o herói, ao perseguir uma quadrilha de assaltantes, não consegue prendê-los porque, de alguma forma, eles conseguem sumir com as provas dos crimes. Até que ele é capturado, e tem a chance de se confrontar com o chefe da quadrilha: uma mulher misteriosa, a Mulher Gato (meio que uma tentativa de copiar o conceito original da DC Comics). Esta não é a melhor história do Raio Negro, diga-se de passagem: o roteiro tem muito mais falhas que nas histórias anteriores. E, além disso, Malagola não soube apresentar direito a vilã: talvez ele esqueceu a regra de que personagens novos, na primeira aparição em uma HQ, devem ser desenhados de corpo inteiro. Assim, a vilã, que aparece apenas na última página da aventura, é apresentada aos poucos - e falta muito espaço para ela se desenvolver. Ela tinha tudo para cativar os leitores - mas esse deslize do artista comprometeu tudo.
Completam a edição apenas uma ilustração: um pin-up em SD (Super Deformed) do Homem Lua feito por Marcos Fabiano Lopes. A capa acima é de Zilson "Zeck" Costa.

Para quem quiser conferir, escrevam para: smeditora@yahoo.com.br. Para mais informações e publicações da Júpiter 2, acessem: www.jupiter2hq.blogspot.com/. O preço do gibi é R$ 3,00.

Para encerrar: eu fiz uma ilustração - a partir dos caquinhos deixados por Malagola na aventura do Raio Negro - da vilã Mulher Gato, ladeada pelo Raio Negro e pelo Homem Lua. Desta vez, o uniforme do Raio Negro foi colorido a lápis de cor, pois a tinta da minha canetinha preta larga estava acabando - e eu já estava com pressa para pintar a ilustração por computador. E ainda errei a perna do Homem Lua... Buá!
Para saber mais sobre o Raio Negro, cliquem no novo marcador, embaixo: Raio Negro.

Até mais!

Nenhum comentário: