sexta-feira, 6 de maio de 2011

Finalmente: QUADRANTE X 11!

Olá.

Demorou, mas saiu: eis aqui a décima primeira edição da revista Quadrante X!




A revista editada pelo Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria, tal como na edição anterior, tem capa colorida, e foi editada com melhor qualidade de conteúdo! Tudo proporcionado pelos editores: Marcel Jacques, Marcel Ibaldo e Fabrício Parzianello, o Bício, os membros mais envolvidos em sua produção!

Por que demora? Bem, a revista estava programada para ser lançada em outubro de 2010, na época das eleições. Porém, alguns problemas operacionais acabaram fazendo o lançamento ser adiado para maio de 2011, na Feira do Livro de Santa Maria. Lembrando ainda que a Quadrante X número 10 foi lançada em abril de 2009.

Tal como na edição anterior, a maior parte das histórias da Quadrante X 11 seguem uma temática comum - no caso, a política e a politicagem. As eleições passaram, e os primeiros meses do governo Dilma Rousseff estão demonstrando que, em matéria de politicagem, o brasileiro ainda não aprendeu a votar. A gente tenta conscientizar o povo a não cair nas armadilhas dos corruptos: aprenda a votar, aprenda a votar... mas o brasileiro médio ouve? Nããão...

Por essas e outras razões, a Quadrante X número 11 é a edição mais politizada e crítica já feita.

A temática da edição número 10 foi heróis. Pois os heróis que apareceram na edição anterior estão de volta!!!

A edição começa com a tradicional seção Quadrinhos em Ação, onde são relatadas as últimas atividades do Núcleo desde a edição anterior. Ainda há seções novas: Traçando Todas e Nona Arte, também noticiosas. E também Macroscópio da História, a coluna de Alexander Rossatto sobre HQ através dos tempos.

Após a parte burocrática, partimos para as HQ. As primeiras três histórias são interligadas - E todas com roteiro de Marcel Ibaldo. Nela, temos os super-heróis que estrearam na Quadrante anterior enfrentando os políticos corruptos - quer dizer, já que a justiça brasileira não age devidamente para dar uma lição na "gataiada", vamos chamar os super-heróis!

O primeiro segmento é com o Putzman, com desenhos de Guilherme Hollweg (também atualmente à distância do restante do pessoal, assim como eu) e Marcel Ibaldo, herói especialmente "ressuscitado" para enfrentar um político corrupto e seus asseclas (lembrando: Putzman morreu no final de sua primeira história); a seguir, a caça aos corruptos é assumida pelos Super-Anões, com desenhos de Rafael Grasel - ou seja, o garotão aqui - e arte final dos Marcéis Ibaldo e Jacques; e quem conclui a missão de evitar que os políticos destruam o país é o Chicken-Man, com arte de Ibaldo e Elton Keller. Uma experiência única em termos de HQ!

A paulada nos políticos continua com Marcel Jacques, trazendo seu personagem doidão, o Lenis, dando uma dica para os políticos poderem embolsar boladas sem serem flagrados.

Quem retorna à revista é Milton Soares, criador do personagem Trava. Ele traz um novo personagem, que deveria ter estreado na edição anterior: Abysmo, o coletor de almas. Milton traz de volta seu traço super-detalhado e simplesmente fantástico. Mas ele ainda está devendo o final de O Forasteiro, série iniciada na Quadrante X número 4.

Outro "herói" que também retorna na Quadrante é o Super Tramposo, de Bício. Tramposo Filho é o político que usa seus superpoderes para escapar da justiça, cometer falcatruas e ainda garantir mais um mandato.

Marcel Ibaldo e Marcel Jacques voltam, desta vez saindo um pouco da política: A Arquivologia em 7 semestres fala sobre as dificuldades dos alunos desta faculdade, na qual o Ibaldo é formado.

E temos estreia na Quadrante 11! Felipe "Novato", nosso membro mais recente, traz, em despolítica, sua visão crítica do Brasil político de hoje.

Temos também a seção Galeria do Leitor, onde você pode mandar sua arte para ser publicada na revista! E, fechando a edição, Cid Legal: Na Linha da Cidadania, outra dos Marcéis, traz o personagem, criado pela Prefeitura de Santa Maria, falando sobre educação fiscal - Cid Legal é o mascote da campanha de arrecadação de notas fiscais e orientação quanto à fiscalização da destinação dos impstos à melhoria das comunidades.

Simplesmente sensacional!!!

Quem está em Santa Maria, pode pedir a sua Quadrante X 11 na Feira do Livro de Santa Maria. Para moradores de outras cidades, façam seu pedido pelo e-mail: quadrinhos.sa@ibest.com.br. Saibam mais também no blog: http://quadrinhossa.blogspot.com/. Pelo preço módico de R$ 5,00!

Compre a sua antes que os políticos apreendam!!!

Para encerrar, fiz uma ilustração com os heróis da Quadrante, no meu traço. Chicken Man, Putzman, Abysmo e Super Tramposo. Os Super Anões não entraram aqui por... por... por modéstia. À parte.
Até mais!

Nenhum comentário: