quarta-feira, 16 de março de 2011

Quadritiras e Projeto Sorriso!

Olá.
Nesses tempos de incerteza, nesses dias em que assistimos o Japão ser atingido por um terremoto, um tsunami e sofrer uma ameaça nuclear, nesses dias em que a Líbia enfrenta uma guerra - seu líder contra seu povo - , nesses dias em que há muita gente sofrendo em silêncio, nesses dias em que muitas crianças estão órfãs, feridas, vitimadas pelos acontecimentos... Enfim, nesses dias, toda iniciativa para aliviar esse sofrimento, ainda que pequena, já tem um grande significado.
Uma dessas iniciativas é o Projeto Sorriso.
Se tem uma coisa que aprendi nessa vida é que nunca devemos privar uma pessoa de esperança: pode ser que ela só tenha isso.
O Projeto Sorriso é uma iniciativa internacional que visa levar esperança a milhares de pessoas hospitalizadas. É simples: o idealizador do projeto pede às pessoas que enviem sorrisos. Não é dinheiro, não é nada: apenas sorrisos.
Basta enviar um sorriso - que pode ser uma fotografia, um desenho, uma montagem... - , que será repassado para pessoas em dificuldade em todo o mundo. A ideia é que toda pessoa que esteja passando por uma adversidade precisa, antes de tudo, de um voto de esperança e de confiança - por isso, a importância de um sorriso. Um sorriso sincero é uma prova de confiança. Uma prova de esperança.
Bem. Pois o meu amigo Daniel Campos, do site Quadritiras (http://www.quadritiras.com.br/) resolveu dar uma mão ao projeto. Toda ilustração, postada no site, onde apareça um sorriso, será enviada para o Projeto Sorriso. Acessem o link acima e saibam mais.
Eis aqui os sorrisos, com as devidas mensagens, que eu já enviei: um da Letícia e outro do Teixeirão.

Toda iniciativa, ainda que pequena, já ajuda. É como a história das estrelas-do-mar:
Certa vez, um homem caminhava por uma praia, onde na noite anterior o mar esteve revolto e as ondas invadiram a areia. A praia estava coalhada de estrelas-do-mar que foram jogadas pela arrebentação. Aí, o homem encontra outro homem, que pacientemente recolhia as estrelas-do-mar e as jogava de volta à água.
O primeiro chegou mais perto e indagou:
- O que está fazendo?
- Estou jogando as estrelas-do-mar de volta ao mar. É preciso fazer isso, caso contrário o sol as ressecará e elas podem morrer.
- Mas são muitas estrelas-do-mar aqui na praia. Você não vai conseguir jogar todas de volta ao mar. Não vai fazer diferença alguma, pois muitas já estarão mortas antes que você as jogue no mar!
O segundo homem, pegando uma estrela-do-mar ainda viva, a joga ao mar e diz:
- Para esta fez diferença.
O primeiro homem voltou para sua casa pesativo. No dia seguinte, ao passear no mar, reencontra o mesmo homem, na sua tarefa de jogar as estrelas-do-mar na água. E, sorrindo, decide ajudá-lo.
(História tradicional. Versão livre).
Até mais!

Nenhum comentário: