segunda-feira, 7 de março de 2011

Dia da Mulher - mais uma vez!

Olá.
Neste dia 8 de março, o Brasil estará comemorando o Carnaval. Porém, quase se esquecem que o dia 8 de março também é o Dia Internacional da Mulher.
Data para lembrarmos de que as mulheres lutaram muito para verem seus direitos como pessoa reconhecidos, depois de séculos de submissão frente ao mundo masculino.
As mulheres, este ano, estarão sendo vistas da forma como normalmente são vistas no Carnaval: de forma vulgar. Alguma coisa aconteceu, está tudo assim tão diferente. Alguma coisa estar errada. O Carnaval caindo no Dia Internacional da Mulher?!
Porém, como não sou muito ligado em carnaval, o dia 8 de março terá como significado, para mim, o Dia Internacional da Mulher. Apesar de ser homem, eu tenho respeito por esse gênero.
Como prova, todo ano, eu faço uma homenagem, ainda que modesta, a este dia, no Estúdio Rafelipe. Este ano não será diferente.
Este ano, resolvi fazer um desenho de uma mulher de hoje, do tipo que busca independência pessoal e financeira. Mas, de um modo saudável, aquela mulher que não sente medo de ser feliz, que sabe como curtir a vida, mas sem esquecer suas obrigações.

Mulher, de um jeito todo especial.

PRESENTE PARA ESSE DIA ESPECIAL
Esta é a terceira vez, em três anos, que tento colocar este vídeo, pelo Dia Internacional da Mulher. O vídeo tem tudo a ver com essa data.
Trata-se de um desenho animado francês chamado Géraldine, produzido na França em 2000, pelo artista Arthur de Pins. É um curta de animação muito interessante.
Trata da história de um rapaz, Gérald, que um dia, sem maiores explicações, acorda transformado em mulher! A partir daí, tendo que se acostumar com um novo corpo, e uma nova realidade, Gérald, ou Geraldine, aprende sobre o universo feminino, com a ajuda de sua amiga Penélope. Geraldine acaba vendo o mundo de outra forma: o assédio sexual no trabalho, o modo de se vestir, como vencer na vida como mulher. Logo, é uma espécie de crítica à visão da mulher à qual estamos acostumados a pensar.
Um curta de animação muito interessante. Uma história bem escrita, uma animação bem-conduzida, um visual muito legal. E nem é preciso saber francês para entender a história: os personagem falam uma linguagem "enrolada", e assim as ações contam mais que as palavras. Para rir e refletir.
Sem falar que Arthur de Pins é um ilustrador talentoso. As mulheres de suas ilustrações são rechonchudas, mas sem deixarem de ser sensuais.
Conheçam o trabalho dele no site: www.arthurdepins.com/ (em francês).
Salve o Dia Internacional da Mulher!
Até mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada por lembra de nós MULHERES.