domingo, 31 de outubro de 2010

Animação: MOUSE (again!)

Olá.
Na postagem anterior, eu falei do mangá de MOUSE, a louca série escrita por Satoru Akahori e desenhada por Hiroshi Itaba. Pois bem, hoje vou falar - de novo - do anime baseado no mangá. Eu já havia escrito sobre o anime antes, mas hoje vou tomar outro caminho - já que recentemente tive acesso ao mangá. Tal como fiz com Tenjho Tenge.

Bem. MOUSE, o anime, foi produzido pelo Estúdio Deen, em 2003, com direção de Yorifusa Yamaguchi. Essa animação tem apenas 12 episódios de cerca de 14 minutos cada. Estranho, para os padrões dos animes - as produtoras costumam trabalhar com episódios de 24 minutos.
Se o mangá é maluco e nonsense, o anime faz jus a ele. Na verdade, muito pouca coisa foi mudada em um com relação ao outro. A história é a mesma, as aventuras do professor Sorata Muon, identidade secreta do famoso ladrão Mouse, e de suas três "escravas", Mei Momozono, Yayoi Kuribayashi e Hazuki Kakio, sempre dispostas a atender seu mestre em tudo - tudo mesmo!).
Quem lê o mangá nota logo de cara: ao que parece, os produtores selecionaram os "melhores momentos" do mangá e criaram a história. Acrescentaram algumas coisas aqui e ali, para preencher as lacunas que ficraram, mas mantiveram a essência. Ah: mas com os devidos cortes. As cenas de nudez, masoquismo e sexo do mangá foram cortadas, ressaltando mais o humor e os roubos promovidos pelo Mouse. E as situações são apresentadas em, no mínimo, dois episódios - há um arco que ocupa três episódios. Na ordem, são, pelos episódios:

1 e 2 - O roubo da torre Odaiba (fiel ao mangá);
3 e 4 - O roubo da jóia Lágrima da Musa, onde também é mostrado o passado de Mei Momozono (fiéis ao mangá);
5 e 6 - A máquina de lavagem cerebral (episódios que não existem no mangá - ver adiante);
7 e 8 - O flashback com o passado de Yayoi, quando ela ainda era uma mocinha tímida que odiava homens (fiel ao mangá!);
9, 10 e 11 - A luta entre o bando de Mouse e o de One pelo Relógio da Eternidade (arco não existente no mangá - ver adiante);
12 - Um fim de semana de Sorata Muon e suas "escravas".

Como podem ver, a série mistura situações presentes no mangá com algumas situações novas criadas especialmente para o anime, como o episódio da máquina de lavagem cerebral. Nesse episódio, uma máquina de lavagem cerebral de formato bem estranho (uma tartaruga sobre quatro elefantes) foi criada para o caso de alguém entrar no esconderijo do Mouse, embaixo do colégio Yamanoue. No entanto, Hazuki decide testar a máquina e sua mente - bem como suas várias personalidades - é aprisionada no computador - cabendo ao Mouse resgatar a serva. Esse episódio é maluco porque as várias personalidades de Hazuki criam "mundos" próprios, com situações muito engraçadas - e sensuais. Quer dizer, já que no anime o passado de Hazuki não é contado...
No anime, também, a importância da estudante Tsukioka, que quer ser a namorada de Sorata Muon de qualquer jeito, foi aumentada. Ela e suas amigas chegam até a, acidentalmente, entrar no esconderijo do Mouse!
Outro grande diferencial foi o reestudo para os uniformes de Mei, Yayoi e Hazuki. Como no mangá os uniformes não foram definidos - as garotas usam diferentes tipos de "uniforme" no decorrer da série - para o anime foram desenvolvidos uniformes "standard" para elas, primordialmente sensuais. É os que estão mostrados no pôster abaixo:
O detetive Onizuka e seu assistente Minami também não poderiam ficar de fora, sempre tentando pegar o Mouse no flagra.
E o que dizer da presença de One? No anime, a apresentação do agente da FourS e suas assistentes Rin Nyan e Fon é diferenciada do mangá. O conceito do One foi mantido - porém, no anime, seu nome se escreve Wang (porém, ambas as palavras, Wang e One, têm a mesma pronúncia). Mas, no anime, é assim: Mouse, ao tentar roubar o artefato conhecido como Relógio da Eternidade - um relógio que funciona há mais de cem anos sem parar - , enfrenta o misterioso agente imortal e capaz de manipular os barbantes. Mas o plano é bem mais ousado: Rin Nyan e Fon raptam Hazuki e Yayoi e se disfarçam como elas. Mais ainda: One faz de Tsukioka uma refém! Situação que deixa o charmoso ladrão em palpos de aranha para conseguir se safar, salvar suas servas e ainda levar o relógio. Como se vê, a apresentação do antagonista de Mouse é mesmo muito diferente - só o problema é que Fon, que no mangá é muda, no anime fala!
No último episódio da série, o mais maluco, vemos uma situação que faz eco ao mangá: um dos fins-de-semana do Mouse, onde Sorata Muon ainda precisa lidar com o ciúme de Mei, Yayoi e Hazuki.
Ficaram de fora personagens como a atrapalhada empregada Samarsa Morishima. Em seu lugar, entra outra empregada atrapalhada, que parece ter sido criada com a combinação de Samarsa com outra empregada atrapalhada da série, a simpática Hinako Yamahata. Mas o Sr. Momozono, avô de Mei e diretor do Colégio Yamanoue, está presente - e, desta vez, bem mais comportado.
Bem. A animação de MOUSE anime é considerada meio fraca. E teria sido vexaminosa se os episódios tivessem os 24 minutos normais - segundo dizem os críticos. Ah, mas a trilha sonora salva o anime - as músicas de fundo lembram as velhas séries policiais das décadas de 70 e 80.
Para um mangá maluco tal como foi MOUSE, o anime faz jus a ele. É até honesto. A intenção dos produtores do estúdio Deen até que foi boa.
É... ultimamente não tenho lido e visto muitas coisas que realmente valham a pena. Por isso a decepção profunda.
Os interessandos em baixar essa série e conferir o que afirmo podem procurá-lo no site Anime House (http://www.an-house.net/) ou no Anime Forces (http://animeforces.com/).
Para encerrar, mais uma ilustração da série Mujeres de Grafite e Tinta...
...e uma com casais. Uma ilustração que tive vontade de fazer. E o clima não poderia ser mais propício para publicá-lo.
Até mais!

Nenhum comentário: