sábado, 12 de junho de 2010

Nota de Falecimento: LUÍS EUGÊNIO VÉSCIO

Olá.
Hoje, vendo meus e-mails, recebi uma notícia que fez água nos planos que eu tinha para a postagem de hoje.
Neste dia 12 de junho, faleceu Luís Eugênio Véscio, professor do departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria. Segundo consta, faleceu devido a uma parada cárdio-respiratória em decorrência de complicações sofridas após cirurgia.
Bem, eu conheci Luís Eugênio Véscio. Tive aulas com ele na Faculdade de História da Universidade Federal de Santa Maria. Era um dos professores mais queridos da instituição.
Paulista de Bauru (nascido em 1964), ele se apaixonou pelo estado do Rio Grande do Sul - mais precisamente, pela região da Quarta Colônia de Imigração, localizada no centro do Estado. Ele residia na cidade de Silveira Martins, próxima a Santa Maria, com a esposa, a jornalista Aline Dalmolin, e o filhinho, Francisco.
Nas aulas que ele deu, ele tinha um estilo muito pessoal. Contava muitas histórias, sabia fazer rir. E ele era um dos meus melhores clientes: ele sempre comprava um exemplar da revista Quadrante X, do Núcleo dos Quadrinhistas de Santa Maria, que eu vendia na Universidade.
Ele também era coordenador da Coleção História da Editora da Universidade do Sagrado Coração - EDUSC, de Bauru, SP. Também escreveu bastante. Sua obra mais conhecida é O Crime do Padre Sório, publicada pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com a Editora da UFSM. Esta obra é fruto de sua tese de doutorado - se não me falha a memória. Foi com o Dr. Véscio que aprendi sobre os mistérios da maçonaria, tema do livro.
Também foi o prof. Véscio quem me fez o convite para integrar o Orkut. E a viagem que ele coordenou com uma turma da faculdade para Silveira Martins foi uma das mais belas que já fiz. A região da Quarta Colônia é realmente encantadora.
Bem, não sei se estou me expressando bem ao fazer esta homenagem a esta pessoa tão querida. Prof. Véscio, vamos sentir tua falta. Falo em nome da turma da História da Universidade Federal de Santa Maria. Pena que eu não tenha uma foto sua aqui comigo...
Bem. Como uma homenagem, aqui vão cinco tiras do personagem Teixeirão, publicadas na revista Quadrante X no. 9, de 2008. Eu fiz esta série como uma homenagem à Universidade de Santa Maria - como naquela ocasião a cidade ia fazer 150 anos, e o pessoal do Núcleo ia fazer uma edição comemorativa pelo aniversário dela, eu fiz uma HQ especial sobre a Universidade de Santa Maria - já que era meu último ano morando lá.
Bem, na próxima postagem eu publico as outras dez tiras - de uma série de vinte. Como uma homenagem ao meu melhor cliente. E grande amigo.
Até mais!

2 comentários:

Unknown disse...

Luiz Eugenio foi meu professor, vizinho e amigo do coração! Eu sempre o admirei, pela sua integridade, inteligencia e amor ao proximo. Fiquei sabendo de seu faleciemnto de maneira terrivel: na igreja de Santo Antonio hoje. É com pesar que meu coração agora diz: Vai com Deus meu amigo, seja feliz junto a Deus Pai, porque aqui voce fez sua missão, trouxe mais inteligencia e felcidade a este mundo!

Felipe Stanque Machado Junior disse...

http://felipestanque.blogspot.com/2010/06/morreu-luiz-eugenio-vescio-grande.html