terça-feira, 23 de junho de 2009

Tempestade de IDÉIAS 2

Olá.
Hoje, eu vou falar da revista IDÉIA, publicação de humor editada aqui no Rio Grande do Sul - mais precisamente, na cidade de Rio Grande, nosso porto de entrada por mar.

Eu já devo ter falado sobre a mania dos cartunistas gaúchos tanto de fazerem questão de serem gaúchos como de ser cartunistas (esta afirmação não é minha, apareceu em uma edição da revista paulistana Chiclete com Banana!). Bem, Wagner Passos, Alisson Affonso e Ivonei D'Peraça, os editores da IDÉIA, também são gaúchos. E fazem muita questão de sê-lo.
A revista nasceu como uma extensão do jornal humorístico Peixe Frito, editado em Rio Grande, RS, em 2006, e que durou quatro edições. Aliás, o Peixe está encartado na IDÉIA, como resposta aos muitos pedidos por um próximo número.
Até agora, foram quatro edições desta ótima revista, cujo no. 1 saiu em maio de 2007. Eu adquiri os nos. 1, 2 (agosto de 2007) e 4 (maio de 2008) - por isso a capa do no. 3 não está ilustrando este post.
A IDÉIA é uma verdadeira vitrine de cartunistas gaúchos. Além dos próprios Wagner Passos e Alisson Affonso, já publicaram na IDÉIA Santiago, Gelson Mallorca, Donga, Bier, Alecrim, Bira, Kayser, Ronaldo Cunha Dias (meu conterrâneo) e outros. Ah, e fazendo jus ao slogan "Quadrinhos - Humor - Cultura", a revista também inclui em seu conteúdo textos críticos e intimistas, quadrinhos intimistas (como as produzidas por Alisson ou a série Jorge: Um Brasileiro na Trincheira, de Wagner Passos e Ivonei D'Peraça) e humorísticos, ilustrações, entrevistas, resumo das atividades do grupo e muito mais.
Eu conheci os editores da IDÉIA durante o Cartucho - Encontro de Cartunistas Gaúchos, de Santa Maria, RS, em 2007. Nesse evento, eles também apresentaram amostras de seu braço artístico, a IDÉIA DESENHOS ANIMADOS. Já postei um desses - o Rap da Prevenção, de Wagner Passos, Alisson Affonso e Cleiton Benguá - no meu blog. E hoje posto outro, também disponível no YouTube, o bagaceira Roberval - O Homem Sexual, inteiramente produzida por Wagner Passos em 2007, que trata da história de um malandro metido a conquistador e sua relação com uma lésbica gostosona - a frase final do filme inclusive faz uma homenagem a Marta "relaxa e goza" Suplicy. Mas há de se dar um desconto à parte do dedo na bunda...


E, como adicional, aqui está a tira de HQ de Wagner Passos na qual o filme se baseou. Obviamente, o nome foi trocado. Para proteger a identidade dos personagens? Acho que não.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a IDÉIA e seus autores, visite o site do grupo: http://www.vagaodohumor.com/. Humor e intimismo para quem acredita nos quadrinhos nacionais.

VÍDEOS
Eis aqui dois anúncios de efeméride: no YouTube, se encontram disponíveis dois vídeos de interesse.
O primeiro é o trailer de Dê Sua Cara ao Tapa, a produção do Q Studios, do Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria - Quadrinhos S. A., que satiriza a violência dos programas de televisão. Mais informações no blog do meu amigo Marcel Ibaldo, um dos idealizadores: http://ibaldomarcel.blogspot.com/. (Eu havia perguntado quando sairia a série...)
E o segundo é o teaser trailer de Avatar - The Last Airbender, o filme de M. Night Shyamalan que adapta para a telona a série televisiva da Nickelodeon (já comentada aqui). E, pelo que já está pronto, o filme promete! Ele também pode ser assistido no site Mundo Avatar: http://www.mundoavatar.com.br/.

Para encerrar o assunto, hoje posto um cartum, numa temática aproximada à da revista IDÉIA, talvez digna dela.
Até mais!

Nenhum comentário: