terça-feira, 9 de junho de 2009

AVATAR - Livro 2 - TERRA

Olá.
Hoje, eu continuo a série de postagens sobre AVATAR. E, com mais ilustrações dos personagens, hoje vou falar do livro 2 - TERRA.
Neste arco de episódios, não é apenas Aang, Sokka e Katara que já estão mais experientes e um pouco mais maduros em relação a suas habilidades: o vilão Zuko, sempre acompanhado por seu despreocupado tio Iroh, também está passando por radicais transformações de personalidade.
Vejamos:
Depois da grande batalha com as forças da Nação do Fogo no Pólo Norte - que teve duas dramáticas mortes: a Princesa Yue, que sacrifica-se para ressuscitar o espírito da lua, e o vilão almirante Zao, que é destruído pelo espírito do mar - , os heróis - Aang (menos brincalhão do que antes, já que seu tempo é curto, mas sem deixar de ser simpático), Sokka (cada vez mais irônico), Katara (cada vez mais obstinada) e os animais Appa, o bisão voador, e Momo, o lêmure voador - continuam sua jornada pelo reino da Terra. A missão, agora, é conseguir um instrutor de dominação de Terra para Aang. A água ele já consegue dominar muito bem - mas, no lugar do Mestre Pakku, Katara, que domina a água até melhor que o próprio Avatar, fica como mestra de Aang.
Por outro turno, o grande vilão da série é substituído. Sai o almirante Zao, entra em cena a princesa Azula, irmã de Zuko (filha, portanto, do Senhor do Fogo). E, diga-se de passagem, Azula é uma vilã do tipo que todo mundo adora odiar, pois a moça é maquiavélica, perversa, irônica (ela despreza o próprio irmão, a quem apelida "carinhosamente" de "Zuzu"), costuma convencer as pessoas pelo medo e é muito, muito habilidosa em dominação do fogo - mais que fogo: ela domina o raio! Assim, é mais uma preocupação para a Gaang, pois Azula também sai à caça do Avatar.
Ela entra em cena à procura de Zuko e Iroh, sob o pretexto de que o Senhor do Fogo deseja o retorno de seu filho para casa. Mas eles descobrem que é tudo uma armadilha, e fogem de modo espetacular - graças a Iroh, que é muito mais experiente até do que Azula. Com isso, o príncipe e o general se tornam proscritos, e vagam pelo reino da Terra. Zuko continua na sua pretensão em caçar o Avatar, a fim de recuperar a honra.
Aang, por sua vez, após uma tentativa frustrada de despertar e dominar o Estado Avatar com um general do reino da Terra, parte com seus amigos rumo a Omashu - na esperança de que o Rei Bumi ensine a dominação de Terra. Após passarem por uma passagem chamada de Caverna dos Dois Amantes - onde Aang e Katara descobrem mais sobre a origem dos dominadores de terra - com um bando de andarilhos meio hippies, a Gaang chega a Omashu - e descobrem, com desgosto, que a cidade fora dominada pela Nação do Fogo. O grupo tenta resgatar o Rei Bumi, mas sem sucesso - ele próprio recusa-se a sair da cidade, por motivos que só vamos entender mais tarde.
Enquanto isso, Azula vai buscar auxílio na caçada ao Avatar. E encontra ajuda nas amigas Mai e Ty Lee, respectivamente futura cunhada e irmã de criação. Mai, filha do novo administrador de Omashu, é muito rabugenta e repelente, mas é exímia no uso de facas e objetos cortantes; já Ty Lee, que fugira do palácio para morar em um circo, é mais alegre e "patricinha", porém ela é extremamente ágil e perita na técnica de paralisar seus oponentes atingindo seus pontos internos de energia. E a primeira luta do trio contra a Gaang se dá logo em Omashu, durante o resgate do rei Bumi.
Depois da tentativa frustrada em Omashu, a Gaang vai procurar em outro lugar um mestre de dominação de Terra. Em um pântano - onde a Gaang conhece os dominadores de água locais, rústicos e caipirões - Aang tem a primeira visão do seu futuro mestre. E, após passarem por uma cidade onde Aang precisa provar a inocência de um Avatar do passado, acusado de matar o líder local, a Gaang vai parar em uma arena de lutas. E é lá que os heróis conhecem a futura mestra de Aang em dominação de Terra: Toph.
Essa personagem, aliás, é a melhor e mais interessante da série! Primeiro, porque ela é cega - ela enxerga através dos pés sempre descalços, ou melhor, por sua dominação de Terra; segundo, por causa de sua personalidade forte - ela é irônica, bem-humorada e mostra, constantemente, que subestimar os cegos é um grande equívoco; e, terceiro, ela é uma das personagens mais poderosas de toda a série! Toph vivia com os pais ricaços, que a superprotegiam por causa de sua cegueira. Mas eles ignoravam o fato de a filha fugir de casa para atuar na arena de lutas. E, quando a menina conhece o Avatar, a vida dela muda radicalmente. Ela foge de casa, e passa a acompanhar a Gaang em sua aventuras. Ela se mostra a mestra perfeita de dominação de Terra para Aang, que o ensina através de seu método deveras peculiar de controle do medo.
Enquanto isso, Zuko resolve "refrescar a cabeça" da terrível dúvida existencial que o aflige, e separa-se - temporariamente - do tio. Nesse momento, sabemos um pouco sobre o passado de Zuko no palácio real da Nação do Fogo. Sabemos, inclusive, sobre a desaparição da mãe do príncipe, e que Iroh, favorito a ser o próximo Senhor do Fogo com o falecimento do pai, com a morte do filho em Ba Sing Se, perdeu os direitos ao trono para o irmão, Ozai. É claro que, depois, Zuko e Iroh se juntam de novo. Nesse momento, Zuko é cada vez mais questionado pelo tio sobre suas escolhas, sobre o que deseja para seu destino.
Após uma terrível caçada empreendida por Azula, a Gaang descobre uma pista que leva a uma antiga e imponente biblioteca no meio do deserto. É lá que Sokka descobre sobre um fato que pode ajudar na luta contra a Nação do Fogo: um eclipse, que enfraquece os dominadores de fogo - portanto, uma grande chance de vitória. Mas, após fugirem de Wan Shin Tong, "o que sabe dez mil coisas", o mal-humorado espírito que preside a biblioteca, a Gaang descobre que Appa foi capturado - por dominadores de areia. Isso deixa Aang muito chateado, e isso desperta nele um novo acesso do Estado Avatar, que só é contido graças a Katara. Sem sua condução, o grupo pena no deserto. Quando conseguem sair, o grupo toma uma decisão: partir para a imponente megalópole de Ba Sing Se, levar as informações sobre o eclipse ao Rei da Terra - e, quem sabe, reencontrar Appa, que segundo o dominador de areia que o capturou, foi levado a Ba Sing Se.
Não é nada fácil a jornada a Ba Sing Se, menos ainda a chegada e muito menos a permanência na cidade. Já explico por que. Antes, deixa eu contar: Zuko e Iroh também rumam para Ba Sing Se, mesmo sabendo que a cidade representou a ruína deste. Para lá também se dirigem Jato, o radical lutador pela liberdade que anteriormente enganou Aang e Katara, e seu bando, dispostos a recomeçar. Mas a desconfiança de Jato para cima de Zuko e Iroh ameaça esse recomeço.
A jornada a Ba Sing Se da Gaang é difícil, principalmente pelo caminho que eles tomam: a chamada "Passagem da Serpente", um perigoso desfiladeiro. E eles ainda precisam conduzir uma família junto com eles, cuja mulher está grávida - esta família é conhecida entre os fãs como "família Esperança". Mas eles tem uma grande ajuda para encarar os perigos da Passagem da Serpente: Suki, a simpática guerreira Kyoshi, está de volta. E, além de tudo, para dar a Sokka uma chance de amar de novo - após o abalo que o guerreiro sofreu com a perda da Princesa Yue.
A chegada a Ba Sing Se é mais tumultuada que a chegada. Porque a Nação do Fogo investe contra as imponentes muralhas que cercam a cidade, utilizando-se de uma gigantesca broca. Quem está por trás disso, adivinhem? É, ela mesma, Azula!
Após a batalha para parar a broca, a Gaang entra em Ba Sing Se, uma megalópole dividida em anéis, de acordo com a posição social de cada um de seus moradores. E são (aparentemente) bem recebidos. Mas falar com o rei sobre o Eclipse é que são elas: o Rei da Terra está inacessível, graças à força de defesa da cidade conhecida como Dai Li, e seu líder Long Feng. Eles fazem o possível para manter a ordem em Ba Sing Se - inclusive esconder da população local o perigo iminente. Uma dessas estratégias consiste em promover lavagem cerebral em subordinados - Jato acaba sendo vitimado. E é essa conspiração que Aang e seus amigos investigam, pois o desaparecimento de Appa está ligado a isso.
Enquanto isso, Zuko e Iroh desfrutam de um aparente sossego na cidade. Iroh até consegue emprego para ele e o sobrinho em uma casa de chá, especialidade do velho general. Mas, com o grande sucesso que o velho faz dentro da cidade graças aos seus chás, Iroh tem a oportunidade de abrir sua própria casa de chá. Essa felicidade, no entanto, é ameaçada quando Azula arma um novo plano para entrar em Ba Sing Se e conquistar a cidade por dentro...
Dois episódios interessantes nesse trecho de aventuras merecem ser observados com atenção: um dos episódios, chamado "As Histórias de Ba Sing Se" (Capítulo 2x15), conta cinco histórias curtas - cada uma, escrita por diferentes roteiristas da série, centrada em cada um dos personagens principais (Toph e Katara, Iroh, Aang, Sokka, Zuko e Momo) - , que demonstram como se escrever uma boa história curta (uma boa lição aos roteiristas de quadrinhos, cinema e televisão). O outro é o episódio "Os Dias Perdidos do Appa" (Capítulo 2x16), o que mostra os perrengues por que passa o bicho de estimação de Aang desde o instante que foi capturado.
E, se tiverem oportunidade de observar, reparem: o Rei da Terra é bastante parecido com o personagem Pu Yi, o imperador chinês retratado no filme O Último Imperador, de Bernardo Bertolucci. Principalmente porque ele também mora em uma cidade afastada de tudo e de todos, e em um estado de alheiamento por tudo o que se passa fora de seu palácio, onde ele vive feliz ao lado de seu urso de estimação, Bosko, e sob influência de Long Feng.
Outro personagem que merece importância é o Guru Pathik, um homem que reside em um dos templos de ar, que ensina Aang a controlar os seus chakras - os centros de energia do corpo humano - , o que pode ajudá-lo a controlar o Estado Avatar.
E como será que termina essa aventura? Só vendo até o fim para saber. Garanto: neste trecho de aventuras, as coisas começam a melhorar - as batalhas ficam ainda mais emocionantes, e o drama mais acentuado. E, com a entrada da Toph na série, o humor da série fica ainda melhor! Ela realmente dá um show!
Ah, sim: há também uma insinuação de um "clima" entre Zuko e Katara. Algo que os fãs mais maliciosos já especulam em cima. Aang, tu que amas a bela dominadora de água, e que por ela não és capaz de dominar o Estado Avatar, fiques de olho!
Na próxima postagem: Livro 3 - FOGO. Em breve!
Até mais!

Nenhum comentário: