sábado, 21 de março de 2009

Animação: ONEGAI TWINS

Olá.
Comecei uma série de postagens sobre a franquia de animes Onegai. Comecei analisando Onegai Teacher. Depois, comparei o anime com o respectivo mangá. Agora, vou falar da "continuação" de Onegai Teacher, ONEGAI TWINS.
A temática desta série é um pouco diferente da sua antecessora, por diversos motivos: personagens novos, situações novas juntando-se às velhas, e os personagens principais da antecessora são os coadjuvantes da nova série, que, produzida em 2003, possui também 12 episódios, também foi produzido pelos estúdios Please! e Bandai Visual (com participação da GENCO), e também escrita por Yosuke Kuroda e dirigida por Yasunori Ide.
A série gira em torno de uma "família" bastante peculiar. Vejam:
Em Onegai Teacher, a descida de um OVNI (objeto voador não-identificado) atrai a atenção da imprensa para uma pequena cidade do interior do Japão. O tal OVNI é, claro, o pertencente à Kasami Mizuho, que atua como professora da escola local e é casada com Kei Kusanagi. Em TWINS, no entanto, as notícias da imprensa despertam a atenção de três jovens, não pela notícia em si, mas por um detalhe do cenário televisionado: uma casa. Essa casa atrai os três jovens para a cidadezinha por um motivo muito especial: a busca por respostas aos seus passados.
O primeiro dos três a chegar foi Maiku Kamishiro. O jovem aluga a tal casa, matricula-se no colégio local (o qual ele vai e volta de lambreta) e sobrevive trabalhando como programador de informática para empresas. Porém, justo quando ele consegue se organizar na nova vida, aparecem os outros dois jovens que têm sua vida ligada à casa. Ou melhor, AS duas jovens.
A segunda jovem é Miina Miyafuji, que chega à localidade de um modo bem atabalhoado (jogando o carro do carona, que queria abusar dela, em um pântano). Ela encontra Maiku rapidamente na estrada, e a seguir vai parar na casa de Maiku. O motivo: Miina alega ser a irmã gêmea de Maiku, que ela acredita ter encontrado. Aliás, esse é o desejo do garoto: reencontrar a irmã gêmea, da qual foi separado ainda criança. Ela se instala, a contragosto de Maiku, na casa. Mas eis que aparece a terceira jovem, Karen Onodera. Ela também bate à porta de Maiku (e, a seguir, desmaia ao ver Maiku só de toalha e Miina sem calça, ambos saídos do banho), e pelo mesmo motivo de Miina - encontrar o irmão gêmeo. Aí, está estabelecida a confusão: afinal, qual das duas é a irmã de Maiku? Qual é a estranha?
As únicas provas que eles têm para provar a fraternidade são os olhos, igualmente azul-piscina entre eles, e a cópia de uma foto, onde aparecem duas criancinhas numa piscina, tendo a tal casa ao fundo. Cada um deles possui uma cópia da foto. De resto, eles não são nada parecidos: Maiku, de cabelo roxo, é bastante sério, estressa-se fácil, mandão até, mas se preocupa muito com as pessoas com quem se afeiçoa; Miina, de cabelo rosa, é espevitada, impulsiva, comete burradas com facilidade, mas também sabe ser carinhosa e emotiva; e Karen, de cabelo verde, é bem-educada, extremamente tímida e tende a desmaiar toda vez que se depara com alguma situação constrangedora. Todos eles possuem histórico de vida complicado - Maiku e Miina moraram em orfanatos; já Karen viveu com tios.
A princípio, Maiku não gosta muito da história, mas no fim permite que Miina e Karen fiquem na casa com ele. As duas, apesar de serem bastante simpáticas e agradáveis, não param de armar confusão na vida do garoto, seja na escola, seja em casa. E isso apesar do próprio Maiku ter conseguido arranjar um emprego para elas (Karen e Miina buscam emprego para ajudar Maiku a sustentar a casa, pois com a presença delas, é claro que as despesas aumentam. No entanto, elas provocam, sem querer, uma enorme confusão na escola de Maiku quando pretendem se candidatar a uma vaga lá oferecida...).
E, à medida que começam a conviver, os três se afeiçoam muito um ao outro. Karen e Miina não se vêem como rivais, mas como grandes amigas. Porque elas se apaixonam por Maiku. No entanto, liberar esse sentimento represado no coração vai ser complicado, já que uma delas pode ser irmã do garoto, e as chances de ambas são muito grandes. E, quem não for, está ameaçada de ter de deixar a casa. Por outro lado, Maiku também começa a gostar bastante de ambas, mas também não fala de seus sentimentos, pois... ah, vocês sabem. E ele, em hipótese alguma, desejaria que elas saíssem da casa. O conflito interior dos três personagens é tão grande que eles quase enlouquecem. Enlouquecedor para eles; cansativo para nós.
No entanto, Karen e Miina conseguem contornar essa situação através de uma aliança amorosa. Como ambas amam Maiku, mas não querem ter de disputá-lo - já que uma pode ser parente - elas firmam o seguinte: quem souber que é parente de Maiku, deve avisar a outra, apoiar o amor da outra pelo garoto e, se for preciso, tirar qualquer um que se intrometa no caminho.
Como podem ver, é confusão e dramalhão até sabermos qual das duas é irmã de Maiku, tal qual como em Teacher. Ah, e isso que eu não falei da sofrida história de Miina e seu joelho defasado, que a impede de correr... E que esta série não deixa de recorrer ao já tradicional erotismo japonês. Mas agora, de maneira menos sutil que em Teacher: as cenas de nudez são mais frequetes (inclusive porque Karen e Miina tratam dos assuntos mais importantes entre elas no banho!). E as piadas de conotação sexual são inúmeras e variadas - contando-se aí os beijos dados "por acidente" entre os três personagens principais, mas descontando-se os dados "de propósito".
Os personagens secundários. De personagens novos, temos ainda: a bonita e assustadora Tsubaki Oribe, a vice-presidente do Conselho Estudantil do colégio de Maiku (a presidente é, vejam vocês, Ichigo Morino, importante personagem de Onegai Teacher), que gosta de Maiku, e até compra briga com Miina por causa disso; e o inconveniente Kousei Shibasaki, o "significa" da série, que fica arrastando asa pra cima de Maiku, fazendo com que o estessado garoto confronte-se com a boataria das garotas do colégio sobre suas... digamos... preferências sexuais. (Pior é que essa boataria cai nos ouvidos de Karen e Miina, que em certo momento começam a seduzir Maiku para saber qual sua verdadeira preferência...). Imaginem vocês: se vocês quisessem ficar em paz no seu canto, e esses tipos entram no seu caminho, vocês também não iriam ficar estressados, tal qual Maiku? Ah, temos também Haruko Shidou, a bobona irmã de Matagu Shidou - ela se comporta como uma deficiente mental, o que chega a ser irritante, pois ela nem tem cara de deficiente mental (com todo o respeito). E Yuuka, a corredora amiga de Miina.
Oribe e Kousei, apesar de serem ambos gamadões em Maiku, já protagonizaram um romance - desfeito porque Kousei não conseguiu, vamos dizer assim, frear seus impulsos masculinos para cima de Oribe - , que na série tem muita chance de voltar a rolar. Vai ser uma mão-de-obra juntar Oribe e Kousei novamente, mas pelo menos, um casal já está formado em TWINS antes do final da série.
Como falei, os personagens principais de Onegai Teacher viram coadjuvantes de TWINS. Mas também não precisava ser tanto, pois até mesmo suas personalidades foram alteradas! Quer dizer... Kei Kusanagi e Koishi Herikawa só fazem "pontas" em TWINS (é na loja de Koishi onde Karen e Miina vão trabalhar); Hyosuke e Kaede nem aparecem (foram dispensados); Matagu se transforma em um pervertido, que fica o tempo todo pageando a irmãzinha Haruko (numa relação que poderíamos classificar como incestuosa); a professora Mizuho se comporta como uma palerma, ainda mais na frente de Maiku (desconfiança: será que Mizuho está disposta a colocar chifre no Kei?); mas a pior é Morino, aparentemente já curada da "parada" que a afligia em Teacher, que se converte em uma sádica, bisbilhoteira e, com aquela risadinha sinistra, fatalmente cai no conceito dos fãs... Ah, o mascote da série, o fofinho Marie, não poderia faltar. Este circula pela casa de Maiku, e Karen e Miina se afeiçoam ao "computador de bordo" da nave de Mizuho, que acaba viciado em Prech, o salgadinho preferido de Karen. Aliás, o Prech tem aqui quase a mesma importância do Pocchy, o doce favorito de Mizuho em Teacher.
O episódio na praia, também, faz eco ao de Onegai Teacher. Os percalços dos personagens são bastante parecidos entre as duas séries. TWINS ainda ganhou um OVA. Esse episódio, aliás, além de dar um bom desfecho para a série, promove um reunion entre os personagens de ambas as séries. Aparece todo mundo: Kei, Mizuho, Hyosuke, Kaede, Koishi, Morino, Matagu, Haruko, Maiku, Miina, Karen, Oribe e Kousei. E é só o que adianto daqui.
A série também já foi adaptada para o mangá, e o mangá já foi publicado aqui no Brasil, pela JBC.
Tá. Para quem quiser baixar a série e o OVA, todos com a legendagem do fansubber Baka-BR, eu recomendo o já recomendado site Onegai2 (http://onegai.otakutopia.net/), dedicado à franquia Onegai. Apesar dos defeitos, é uma série muito boa. E daí, quem você aposta (para quem não viu ainda) que é a irmã de Maiku?
Na próxima postagem: tal como fiz com Onegai Teacher, compararei ONEGAI TWINS anime com o mangá! Aguardem!

UTILIDADE PÚBLICA
22 de março é o Dia Mundial da Água, fonte de vida. Vamos preservar a nossa água potável, que infelizmente está escasseando cada vez mais rápido em nosso planeta. Não desperdicemos. Não poluamos nos rios, açudes, mananciais, mares... lembrem-se constantemente disso! Reitero os apelos para as futuras gerações.
Hoje vou postar um cartum ecológico. Não é sobre a água, mas é relativamente relacionado com o tema. Afinal, o ar também faz parte dos ecossistemas tanto quanto a água.
Até mais!

Nenhum comentário: